TUE Siemens 3000

Por: Ferreoclube   Dia: 14 de março de 2020

Os TUEs Siemens identificados como Série 3000 foram adquiridos pela CPTM em 2003 como parte da modernização e ampliação da frota no final da década de 1990. Foram a última aquisição da companhia no final do período, logo depois da chegada das composições espanholas UT440, modernizadas e renumeradas como Série 2100, e dos trens CAF/ADTranz/Alstom identificados como Série 2000 destinados para o serviço Expresso Leste. A licitação foi realizada em 1999, contemplando dez trens-unidade de quatro carros de aço inox. As composições eram inspiradas no novo padrão de metrô de superfície da empresa, e contavam com ar-condicionado (que logo nos primeiros meses provou-se insuficiente para refrigerar os carros de forma adequada no horário de pico, principalmente durante o verão) e música ambiente, e até um curioso som de partida produzido pelos motores durante o arranque relativamente forte em comparação aos antigos trens de subúrbio da CBTU de cuja imagem a CPTM desejava se livrar. Esses trens possuem cerca de 80m de comprimento, motorização M-R-R-M e foram numerados 3001-3002 a 3019-3020.

 

Assim que entregues no começo de 2000, os trens foram alocados para serviços no trecho Barra Funda-Luz-Brás, então denominado Linha I, de Integração Centro, cujas obras tiveram início em julho de 2001. O projeto contemplava a integração das Linhas A-Marrom; B-Cinza; D-Bege; E-Laranja e F-Violeta (que foram renomeadas em 2008 para Linhas 7-Rubi; 8-Diamante; 10-Turquesa; 11-Coral e 12-Safira, respectivamente), permitindo que os passageiros vindos das linhas que serviam à Zona Leste de São Paulo (E e F) chegassem às estações Luz e Barra Funda de forma mais fácil com menos transferências. Para tal, os trilhos seriam duplicados no trecho em questão, os equipamentos de sinalização e rede elétrica seriam modernizados e as estações Luz e Brás ampliadas com novos corredores, mezaninos e plataformas. Com prazo de conclusão estimado para o segundo semestre de 2002, o investimento de US$95 milhões financiado pelo BIRD e Governo do Estado de São Paulo. No entanto, o projeto logo foi descontinuado, e o trajeto Brás-Barra Funda foi mantido pelas linhas A-Marrom e D-Bege.

 

Os dez trens da Série 3000 foram alocados para a Linha C-Celeste (renomeada em 2008 para Linha 9-Esmeralda), onde comumente circulavam em composições de 4 carros, da mesma forma que os 2100, alocados para testes naquela linha devido às dificuldades de operação nas demais. Devido às grandes dificuldades entre as duas frotas em operar de forma sincronizada por causa das grandes diferenças de aceleração, a CPTM decidiu pela substituição dos 2100 pelos mais ágeis 2070, de forma que por volta de 2010 praticamente todos os TUEs Série 2100 já haviam sido alocados para a Linha D-Bege(renomeada em 2008 como Linha 10-Turquesa). Com o crescente aumento da demanda na Linha 9-Esmeralda em função da inauguração de novas estações, também tornou-se comum a operação dos trens em formações de duas unidades, totalizando oito carros por composição. Em 2011, com a chegada das novas composições da CAF, os 3000 foram deslocados para a Linha 8-Diamante, para realizar serviços de suporte à Frota 5000 até a chegada das 36 novas composições identificadas como Série 8000. No começo de 2012 foram novamente transferidos à Linha 9, onde permaneceram todas as 10 unidades até abril de 2013, quando foram transferidos para a Linha 7-Rubi para prestar serviços no trecho Luz – Francisco Morato. Em 2016 foram alocados para testes na Linha 10-Turquesa, para o famoso Expresso ABC que por anos não saiu do papel.

 

Imagens:

TUE Série 3000 em serviço na Linha I- Integração, na estação da Luz, em fotografia datada de 2000

TUE Série 3000 em serviço na Linha I- Integração, na estação da Luz, em fotografia datada de 2000

 

Rara fotografia de uma composição da Série 3000 operando em formação simples (4 carros) e com arte em grafite na Linha C-Celeste, no começo dos anos 2000. Foto de Diego Silva

Rara fotografia de uma composição da Série 3000 operando em formação simples (4 carros) e com arte em grafite na Linha C-Celeste, no começo dos anos 2000. Foto de Diego Silva

 

TUE Siemens 3000 em Presidente Altino, fotografado por Derick Roney em dezembro de 2009

TUE Siemens 3000 em Presidente Altino, fotografado por Derick Roney em dezembro de 2009

 

Siemens 3000 em formação dupla (8 carros) na Linha 9-Esmeralda da CPTM, nas proximidades da estação Berrini. Foto de William Molina, de abril de 2011

Siemens 3000 em formação dupla (8 carros) na Linha 9-Esmeralda da CPTM, nas proximidades da estação Berrini. Foto de William Molina, de abril de 2011

 

TUE Siemens 3000 na estação da Luz, prestando serviços na Linha 7-Rubi, em dezembro de 2013

TUE Siemens 3000 na estação da Luz, prestando serviços na Linha 7-Rubi, em dezembro de 2013

 

Siemens 3000 próximo à estação Lapa Linha 7-Rubi), em novembro de 2014

Siemens 3000 próximo à estação Lapa Linha 7-Rubi), em novembro de 2014

 

Interior dos carros dos Siemens 3000. Foto de novembro de 2014

Interior dos carros dos Siemens 3000. Foto de novembro de 2014

 

Siemens 3000 na estação Lapa (Linha 7), em setembro de 2016

Siemens 3000 na estação Lapa (Linha 7), em setembro de 2016

 

Trem Série 3000 na estação Tamanduateí, realizando testes na Linha 10-Turquesa. Foto de Gabriel Milton, de novembro de 2016

Trem Série 3000 na estação Tamanduateí, realizando testes na Linha 10-Turquesa. Foto de Gabriel Milton, de novembro de 2016

 

Modelo em escala HO do TUE Siemens 3000 fabricado pela Frateschi, em testes na Maquete da Garagem

Modelo em escala HO do TUE Siemens 3000 fabricado pela Frateschi, em testes na Maquete da Garagem

 

 

Fontes: Ferreoclube (http://www.ferreoclube.com.br); Museu Ferroviário Paulista (https://www.facebook.com/museuferroviariopaulista/?fref=ts); CPTM em Foco (http://www.cptmemfoco.blogspot.com.br); DerickToshibaC807 (http://dericktoshibac807.blogspot.com.br/).

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