A SBB- Schweizerische Bundesbahnen, no francês CFF- Chemins de Fer Federales e italiano FFS- Ferrovie Federali Svizzere, e no Romanche Viafers Federalas Svizras(nome não oficial), é uma companhia ferroviária estatal da Suíça. A empresa foi fundada em 01/01/1902, com sede em Berna, e possui cerca de 3.200Km de linhas em todos os cantões do país, com 792 estações e 193 terminais de carga. Desde 1999, a companhia foi repassada aos governos locais, que detêm parte significativa da participação acionária em conjunto com o governo central. A SBB possui cerca de 30.000 empregados, e gera milhares de empregos indiretos em todo o país.
A companhia foi criada no final do Século XIX, época que todas as ferrovias suíças eram privadas, e os poderes econômicos e políticos em jogo, somados à corrupção levaram à realização de um referendo em 20 de fevereiro de 1898 em todo o país sobre a criação de uma companhia ferroviária nacional. Com a prevalência dos votos a favor, o governo estatizou as ferrovias do país em 31/12/1901 e formou a SBB em 01/01/1902. A viagem inaugural da SBB foi o trem de Zurique-Berna-Genebra, de 31/12/1901.
As ferrovias estatizadas foram as seguintes:
ASB- Aargauische Südbahn
BöB- Bötzbergbahn
NOB- Schweizerische Nordostbahn
SCB- Schweizerische Centralbahn
TB- Toggenburgerbahn
VSB- Vereinigte Schweizerbahnen
WR- Tösstalbahn including the Wald-Rüti Railway
WB- Wohlen-Bremgarten Railway
JS- Jura-Simplon-Bahn (JS)
Brünigbahn
E mais outras companhias menores, que foram estatizadas posteriormente.
A organização conta com as subsidiárias SBB GmbH, Thurbo, RegionAlps, AlpTransit, Gotthar AG, dentre outras para as operações em países vizinhos, como Itália e Alemanha. A SBB também conta com a Fundação SBB Historic, fundada em 2002 e responsável pela preservação de documentos e materiais históricos da empresa. São transportados, em média, 365 milhões de passageiros e 48 milhões de toneladas de carga por ano e (2013). Os serviços de transporte da SBB são divididos para as diversas demandas de seus clientes:
Regio: Paradores- páram em todas as estações
S-Bahn: Suburbanos- Atendimento às regiões metropolitanas
Regio Express: Trens locais para acesso aos distritos
Inter Regio: Inter regionais entre os cantões
Inter City: Expressos entre as cidades principais
Inter City Tilting Train: Idem ao Inter City, porém sem composições especiais/Double Deck
City Night Line: Trens noturnos(especialmente para a Holanda, Áustria, Dinamarca e Alemanha).
SBB Cargo: Transporte de mercadorias.
A SBB também conta com parcerias com outros operadores suíços, como a BLS AG, para lidar com o tráfego adicional de trens regionais, como os S-Bahn, e com uma vasta frota de vagões, carros, locomotivas a diesel e elétricas e trens-unidade para oferecer todos os serviços listados. A bitola utilizada em toda a malha é a Standard(1.435mm), e todas as linhas são eletrificadas. e os serviços de transporte são separados em 5 divisões: A SBB Cargo AG, destinada ao transporte de cargas, SBB Passenger, para o transporte de passageiros, Infrastructure, Real Estate e Core Serviçes.
A moeda adotada pela companhia, tanto para o pagamento de funcionários, como para cobrança de fretes e passagens, é o Franco Suíço(CHF), moeda oficial do país. A gestão da SBB é realizada pelo governo central, com grande participação dos governos locais(Cantões), que definem as metas organizacionais a cada 4 anos. Ao longo dos anos, a SBB transformou-se em um símbolo da Suíça, assim como outros do país, e de pontualidade e eficiência no transporte ferroviário. A companhia foi pioneira na eletrificação de suas linhas, e organização de tempo por meio dos populares relógios ferroviários da Mondaine. A empresa está sempre em constante inovação, buscando oferecer os melhores serviços de atendimento industrial e viagens, e é classificada como uma das melhores da Europa.
Fontes: Ferreoclube (http://www.ferreoclube.com.br); Irene Travel Blog (https://irene-travelogue.com); Railpictures (http://www.railpictures.net); SBB (http://www.sbb.ch/en/home.html).