TUEs Frota A

Por: Ferreoclube   Dia: 29 de setembro de 2017

A Frota A é uma linha de TUEs fabricada pela Mafersa em 1972 para o Metrô de São Paulo para a Linha Norte-Sul(posteriormente renomeada Linha 1- Azul), cujo primeiro trecho foi inaugurado em 14/09/1974, sendo as primeiras unidades entregues no mesmo ano para a operação da mesma. Fabricados no bairro da Lapa sob licença da Budd Company, os trens eram uma inovação para as ferrovias brasileiras, simbolizando a nova modernidade que vinha para a maior cidade do País com a inauguração do primeiro Metrô. Inspirados nos trens estadunidenses do BART- Bay Area Rapid Transit de San Francisco, seu design é notório pela cabine que ocupa apenas a metade direita da máscara.

 

O primeiro protótipo(carros 1193 e 1194)  foi exibido em agosto de 1972, e em 25/01/1974 entregues os primeiros seis carros para testes no trecho Jabaquara-Saúde, enquanto a Linha ainda estava em obras. O conceito original dos trens previa a utilização de composições de 2, 4 ou 6 carros de acordo com a demanda de passageiros na linha, da mesma forma que no BART. No entanto, esse tipo de operação foi abandonado assim que a Linha Norte-Sul foi inaugurada, após a realização de diversos testes nos quais foi demonstrado que o engate e desengate dos trens seria pouco prático durante as operações. O primeiro lote(198) foi entregue entre 1972 e 1974 para o trecho inicial da Linha 1-Azul(Jabaquara-Vila Mariana), posteriormente estendida até Santana. As 33 composições numeradas 1001 a 1198. Para complementar a frota da Companhia, em 1975-76 foi entregue o lote 108, formado por 18 composições numeradas 1199 a 1306. Identificados originalmente como Frota B, os trens desse lote foram misturados com os do lote 198 nas composições e todos passaram a ser identificados unicamente como Frota A do Metropolitano de São Paulo.

 

Com a abertura da Linha Leste-Oeste(posteriormente Linha 3- Vermelha) em 1979, foram alocadas algumas unidades da Frota A para as operações, e para atender ao rápido crescimento da demanda, a Companhia adquiriu 47 unidades da Frota C, entregues entre 1982 e 1986 para complementar o parque de tração na nova linha. Na mesma época, foram entregues(entre 1984 e 1986) 22 novos trens da Frota D, que foram destinados para incrementar a frota em circulação em ambas as linhas. Posteriormente, em 1991, algumas unidades das Frotas A foram alocadas para o Ramal Paulista(posteriormente renomeado Linha 2- Verde), onde operaram até 1998 com os trens da Frota D, e entre 1998 e 2008 com os novos trens da Frota E. Com a entrega da Frota G para a então Linha 2- Verde, todos os TUEs da Frota A foram realocados para a Linha 1- Azul.

 

No começo dos anos 2000, com a implementação do Padrão Metropolitano, as máscaras das extremidades das composições são repintadas em azul, ao passo que nos carros intermediários a antiga pintura azul e bege da pintura inicial foi mantida. Em 2009, como parte do programa Expansão São Paulo, os trens mais antigos do Metrô de São Paulo foram enviados para a modernização, sendo as unidades da Frota A reformadas pelos consórcios Modertrem(Alstom e Siemens) e BTT(Bombardier, Tejofran e Temoinsa), responsáveis pela substituição de diversos componentes eletrônicos e remodelagem da cabine e salões de passageiros.
No dia 8 de dezembro de 2011, foram entregues as primeiras unidades modernizadas pelo consórcio BTT, em um evento na estação Paraíso, com a presença do então governador do Estado de São Paulo Geraldo Alckmin e outras autoridades do setor metroferroviário. Os novos trens, identificados como Frota J, são equipados com ar-condicionado, câmeras de segurança, janelas antirruído, uma cabine mais espaçosa e com equipamentos mais modernos, e um salão de passageiros completamente remodelado, com displays eletrônicos e nova disposição dos assentos. Entre 2011 e 2016, foram entregues treze unidades para a Linha 1- Azul e cinco para a Linha 2- Verde. Em 20 de janeiro de 2012, foi entregue da mesma forma a Frota I, modernizada pelo consórcio Modertrem, da mesma forma que a Frota J, porém na estação Tucuruvi. Entre 2012 e 2016, foram entregues 15 unidades, das quais nove foram alocadas para a Linha 1- Azul e seis para a Linha 2- Verde, para realizar os testes no CBTC, novo sistema de sinalização que estava em implantação na Linha junto com os trens da Frota J. Por volta de outubro de 2016, ainda restavam 11 unidades da Frota A em circulação na Linha 1-Azul do Metrô, à espera da modernização.

 

Imagens:

Trem-unidade da Frota A em testes no Metrô de São Paulo, em 1971

Trem-unidade da Frota A em testes no Metrô de São Paulo, em 1971

 

Carro protótipo no Pátio Jabaquara, em 1972

Carro protótipo no Pátio Jabaquara, em 1972

 

Trem da Frota A nos túneis da Linha Norte-Sul do Metrô de São Paulo, anos 1970

Trem da Frota A nos túneis da Linha Norte-Sul do Metrô de São Paulo, anos 1970

 

Composições da Frota A estacionadas no Pátio Jabaquara em fotografia tirada no dia 21/07/1983 durante uma greve do metrô de São Paulo, por Alfredo Rizzutti

Composições da Frota A estacionadas no Pátio Jabaquara em fotografia tirada no dia 21/07/1983 durante uma greve do metrô de São Paulo, por Alfredo Rizzutti

 

Layout dos carros da Frota A

Layout dos carros da Frota A

 

Interior dos trens da Frota A

Interior dos trens da Frota A. Autor desconhecido

 

Trem da Frota A na inauguração da Linha Leste-Oeste, no dia 10 de março de 1979

Trem da Frota A na inauguração da Linha Leste-Oeste, no dia 10 de março de 1979

 

Trens A05 (esquerda) e A17 (direita) clicados por Derick Roney, em dezembro de 2012

Trens A05 (esquerda) e A17 (direita) clicados por Derick Roney, em dezembro de 2012

 

Trem A33 clicado por Derick Roney, em julho de 2012

Trem A33 clicado por Derick Roney, em julho de 2012

 

J31 em operações na Linha 1-Azul, em dezembro de 2012, por Ricardo Zaniratto

J31 em operações na Linha 1-Azul, em dezembro de 2012, por Ricardo Zaniratto

 

A17 e J31 na Linha 1-Azul do Metrô de São Paulo, por Ricardo Zaniratto

A17 e J31 na Linha 1-Azul do Metrô de São Paulo, por Ricardo Zaniratto

 

Composições das frotas A e D no Pátio Jabaquara, em março de 2013

Composições das frotas A e D no Pátio Jabaquara, em março de 2013

 

A40 deixando a estação Parada Inglesa com destino ao Tucuruvi, em março de 2014

A40 deixando a estação Parada Inglesa com destino ao Tucuruvi, em março de 2014

 

 

A27 na estação Paraíso em junho de 2014, por Alexandre Valdes

A27 na estação Paraíso em junho de 2014, por Alexandre Valdes

 

I16 na estação Paraíso, em junho de 2014

I16 na estação Paraíso, em junho de 2014

 

Trem J48 realizando testes de CBTC na Linha 2-Verde do Metrô, em setembro de 2014

Trem J48 realizando testes de CBTC na Linha 2-Verde do Metrô, em setembro de 2014

 

Interior do J48

Interior do J48

 

Da esquerda para a direita: composições das frotas J, I e L (Frota D modernizada) no Pátio Itaquera, em dezembro de 2015

Da esquerda para a direita: composições das frotas J, K (Frota C modernizada) e L (Frota D modernizada) no Pátio Itaquera, em dezembro de 2014

 

A10 na estação Praça da Árvore, em janeiro de 2015

A10 na estação Praça da Árvore, em janeiro de 2015

 

Detalhe dos carros internos das composições modernizadas, cujas cabines foram removidas para dar mais espaço ao salão de passageiros

Detalhe dos carros internos de uma composição da Frota J, cujas cabines foram removidas para dar mais espaço ao salão de passageiros

 

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Composição I22 na estação Portuguesa-Tietê, em novembro de 2016

 

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Interior do J32, com o notório arranjo de bancos no local onde localizava-se a cabine dos carros originais

 

 

Fontes: Ferreoclube (http://www.ferreoclube.com.br); Museu Ferroviário Paulista (https://www.facebook.com/museuferroviariopaulista/?fref=ts); Companhia do Metropolitano de São Paulo (http://www.metro.sp.gov.br/); ViaTrolebus (http://viatrolebus.com.br/); DerickToshibaC807 (http://dericktoshibac807.blogspot.com.br/).

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