A Classificação AAR é um sistema de classificação de locomotivas pela distribuição e tração de seus eixos desenvolvido pela AAR-Association of American Railroads. Consiste basicamente em uma simplificação da Classificação UIC, e é utilizada para a classificação de locomotivas diesel-elétricas e elétricas, visto que nos países-membros da AAR(EUA, Canadá e México) é utilizada a Classificação Whyte para as locomotivas a vapor.
Na Classificação AAR, são contados os eixos e sua tração em vez das rodas das máquinas. O código é o seguinte:
B- Truque de dois eixos motorizados
C- Truque de três eixos motorizados
D- Truque de quatro eixos motorizados
Hífen(“ – “)- Separação de eixos e truques
Mais(“ + “)- Separação de truques em casos de truques articulados.
1- Um eixo não motorizado
2- Dois eixos não motorizados
3- Três eixos não motorizados
4- Quatro eixos não motorizados
Exemplos mais comuns:
A-A: Dois eixos motorizados
A-1-A+A-1-A: Dois truques com os eixos das extremidades motorizados e o eixo central não motorizado.
Exemplo de locomotiva: ALCo PA-2.
B-B: Dois truques de dois eixos motorizados
Exemplo de locomotiva: EMD G22U.
B-B-B: Três truques de dois eixos motorizados(Geralmente os truques das extremidades são articulados no truque central para facilitar a inscrição em curvas).
B-B+B-B: Quatro truques de dois eixos motorizados articulados aos pares.
Exemplo de locomotiva: Dash 9-40 BBW.
C-C: Dois truques de três eixos motorizados.
Exemplo de locomotiva: C30-7.
1-C+C-1: Um eixo não motorizado em cada extremidade e dois truques centrais de três eixos motorizados. Os eixos das extremidades são articulados nos truques centrais.
Exemplo de locomotiva: GE 2000(Loba).
2-C+C-2: Dois truques de dois eixos não motorizados em cada extremidade e dois truques centrais de três eixos motorizados. Os truques das extremidades são articulados nos truques centrais.
Exemplo de locomotiva: GE 2-C+C-2(V8).
D-D: Dois truques de quatro eixos motorizados.
Exemplo de locomotiva: DDA40X.
2-D+D-2: Dois truques de dois eixos não motorizados e dois truques centrais de quatro eixos. Os truques das extremidades são articulados nos truques centrais.
Exemplo de locomotiva: GE 2-D+D-2(Russa).
Existem outras configurações, porém menos comuns.
Fontes: Ferreoclube(Http:www.ferreoclube.com.br); Association of American Railroads(Http://www.aar.org).