Traçado Sênior 2 – Frateschi (Antigo)

Por: Ferreoclube   Dia: 25 de agosto de 2017

Mais um dos traçados de maquetes descontinuados pela Frateschi no lançamento da nova edição de Ferrovias Para Você Construir em 2009, o antigo Sênior 2 chama a atenção pelo uso da elevação na via unicamente por meio de pontilhões, sem alterações no relevo. É portanto, um projeto de relativa dificuldade para modelistas inexperientes, e que foi retirado da publicação muito provavelmente pelo baixo realismo em seu traçado – por que a via seria elevada em um traçado plano? A confecção de um relevo montanhoso certamente ajudaria a responder a essa pergunta, da mesma forma que removeria essa maquete da categoria Sênior, à qual a Frateschi não pretende conferir esse tipo de dificuldade ao modelista.

 

A grande particularidade desse traçado é, obviamente, a parte elevada que permite aos trens dar duas voltas no tablado ao percorrer toda a linha. De acordo com o material oferecido pela Frateschi e ilustrado no manual, o trecho elevado deve ser construído com o (também descontinuado) kit para elevação modular e dois pontilhões no trecho reto e de maior elevação. A maior limitação do uso desse kit consiste no fato de não possuir estrutura alguma de suporte para a via, o que além de pouco realista, causa complicações com o uso de trilhos flexíveis com o mesmo, visto que não só os trilhos ficam tortos por não possuírem ligação entre os dormentes dos dois lados na parte de baixo, como pela ausência de fixação adequada tornar a tarefa de manter a via no lugar particularmente espinhosa.

 

O traçado consiste em uma via singela com alguns ramais para manobras e estacionamento de locomotivas, e que comporta até duas composições pequenas em operação alternada. Devido aos trechos em rampa, principalmente curvos, apresenta fortes restrições de velocidade (o tamanho dos trens nem chega a ser um fator limitante nessa maquete onde dificilmente consegue-se formar composições longas), além de grandes limitações nas manobras e cenário. Uma eventual modificação nos raios de curva do traçado com o objetivo de suavizar as rampas esbarraria facilmente na complicação do relevo para a maquete e, quando não, no uso do kit de elevação de via da Frateschi. É fácil, portanto, de perceber o porquê de ter sido retirado do manual de modelismo da Frateschi.

 

Imagens:

Planta do Sênior 2. Via Ferrovias Para Você Construir

 

 

Fontes: Ferreoclube (http://www.ferreoclube.com.br); Frateschi (http://www.frateschi.com.br).

Posts Relacionados

Locomotivas U5B

Postado em: 19 de Janeiro de 2018

Continuar Lendo

Automotrizes RDC

Postado em: 12 de Janeiro de 2018

Continuar Lendo

Locomotivas U10B

Postado em: 5 de Janeiro de 2018

Continuar Lendo

Locomotivas U8B

Postado em: 29 de dezembro de 2017

Continuar Lendo
%d blogueiros gostam disto: