Traçado Sênior 1 – Frateschi (Antigo)

Por: Ferreoclube   Dia: 11 de agosto de 2017

O traçado Sênior 1 da antiga versão do livro Ferrovias Para Você Construir da Frateschi que foi retirado da nova publicação do manual de iniciação ao Ferreomodelismo da fabricante é um projeto de maquete curioso que pode ser interessante aos modelistas que desejem uma maquete um pouco maior que as da categoria Júnior, mas simples nas operações. O motivo mais provável de sua retirada do livro de maquetes é o tablado de dimensões excessivamente grandes, que causa dificuldades para a sua execução, dado que o acesso ao centro do cenário é relativamente difícil. Com a ampliação dos raios de curva, o tablado certamente precisará de um vão interno para o acesso a toda a maquete, todavia sem grandes perdas na área para o cenário; e a extensão dos ramais do pátio e a linha principal ampliadas de forma a aumentar a capacidade de material rodante nas operações.

 

Seu traçado é formado por uma linha de via singela (um trilho só) com uma duplicação para a estação, que permite a colocação de dois trens em operação alternada. A operação sugerida é a de um cargueiro no sentido anti-horário e um trem de passageiros no sentido horário, visto que para composição de carga as manobras ficam mais fáceis se realizadas com a circulação nesse sentido; entretanto para o trem de passageiros as manobras, formação e recolhimento tornam-se mais complicadas no sentido horário. O pátio de manobras é ligeiramente maior que os das maquetes júnior, assim como a maior extensão da via principal e sua duplicação permitem a colocação de mais vagões e carros na ferrovia e a formação de trens mais longos (de acordo com a Frateschi no projeto original, o pátio comporta até 15 vagões de carga, e a maquete trens de até 10 vagões de carga e 6 carros de passageiros).

 

O acesso ao depósito de locomotivas é realizado de forma interessante por um ramal mais longo próximo ao centro do tablado, que permite a colocação de diversos itens interessantes como tanques, caixas d’água, carvoeiros e areeiros, e inclusive o virador de locomotivas para aumentar a capacidade da maquete. Outra característica interessante é o razoável espaço para a estação, que pode contar com até três longas plataformas e uma boa área ao redor para detalhamento.

 

Imagens:

Planta do Sênior 1. Via Ferrovias Para Você Construir

 

 

Fontes: Ferreoclube (http://www.ferreoclube.com.br); Frateschi (http://www.frateschi.com.br).

Posts Relacionados

E.F. Madeira-Mamoré

Postado em: 15 de dezembro de 2017

Continuar Lendo

Viação Férrea Federal Leste Brasileiro

Postado em: 8 de dezembro de 2017

Continuar Lendo

Great Western of Brazil Railway

Postado em: 24 de novembro de 2017

Continuar Lendo

E.F. Vitória a Minas

Postado em: 10 de novembro de 2017

Continuar Lendo
%d blogueiros gostam disto: