De todos os traçados desse estilo, o Master 3 é sem dúvida o mais dinâmico de todos. Possui uma grande extensão de trilhos em uma boa distribuição ao longo de seu tablado em formato de L, que facilita muito a sua montagem no canto de um cômodo, e também pode muito bem ser desdobrado ou alterado para a formação de um longo tablado reto ou de acordo com as dimensões de disponibilidade do modelista. A maquete possui uma considerável capacidade de material rodante, contando com uma longa via singela dotada de dois pátios de cruzamento. Somado ao respeitável pátio de manobras, o leque de operações é amplo, com a possibilidade de formação de longos trens de cargas e passageiros e até o uso de tração dupla ou tripla sem grandes problemas.
Seu esquema elétrico é bastante complicado para controles analógicos, o que faz o uso de comandos digitais muito mais atraente para essa ferrovia com diversos ramais e grande extensão de trilhos. Seu cenário também permite bastante espaço para a criatividade, com elementos interessantes como os ramais para estacionamento de locomotivas e vagões distante do pátio de manobras próximo de dois ramais mortos que saem da via principal, no plano elevado. É uma maquete fácil de estender e modificar para a obtenção de raios e ramais maiores, bem como rampas mais suaves que permitam melhor desempenho do parque de tração.
Imagens:
Fontes: Ferreoclube (http://www.ferreoclube.com.br); Frateschi (http://www.frateschi.com.br).