Traçado A+B+C – Frateschi

Por: Ferreoclube   Dia: 24 de fevereiro de 2017

O traçado A+B+C é um dos projetos júnior mais avançados propostos pela Frateschi no livro Ferrovias Para Você Construir. Nessa maquete, começa-se a somar as vantagens dos traçados iniciais, à vantagem de ter-se uma linha dupla, o que permite a circulação de dois trens simultaneamente. Com isso consegue-se aliar manobra e circulação de trens em uma maquete compacta e simples. Assim como os anteriores, esse projeto permite a instalação do virador de locomotivas no ramal do depósito, com 3 baias em disposição linear, e até a colocação de uma quarta para serviços, porém, esta poderá comprometer o espaço interno da maquete para decoração. As duas linhas permitem a utilização de uma única estação maior com duas plataformas, podendo-se também colocar a segunda plataforma no meio das vias, como está ilustrado, ou até três plataformas, com algum espaçamento bem feito entre as vias, porém essa configuração exigirá um tablado maior para comportar a terceira plataforma. A estação coberta da Frateschi neste caso, chega a ser uma alternativa interessante.

 

Conforme mencionado anteriormente, os trilhos 4110-D são optativos, podendo facilmente ser substituídos pelos trilhos 4110 Frateschi. O pátio comporta um número razoável de vagões/carros, compatível com o tamanho da maquete. A presença do virador de locomotivas, ou a colocação de um AMV no ramal do pátio para abrir espaço para mais uma locomotiva faz-se mais interessante que nos projetos anteriores, visto que há espaço para colocar duas locomotivas em circulação.

 

Quanto aos raios de curva, a linha externa possui raios de 42cm no projeto original, um pouco maiores que os 36cm de raio da linha interna. Contudo, para os mais exigentes, e também para comportar melhor material rodante importado, ou com engates Kadee, recomenda-se a ampliação, se possível, dos raios para 50cm e 56cm (no mínimo), nas linhas interna e externa, respectivamente. Ou pode-se utilizar, em caso de maior limitação, os trilhos rígidos Frateschi para curvas de 42cm e 48cm. O espaço interno para decoração é de bom tamanho, também garantindo bastante espaço para a imaginação do modelista para montar uma cidade ali. Quanto ao sistema elétrico, não há problemas para quem utilizar o sistema digital. Já para aqueles que utilizam o analógico, deve-se fazer os devidos isolamentos duplos no travessão para a separação das vias, e isolamentos simples no trecho próximo à estação, de modo a facilitar as manobras no pátio com os trens parados na estação. O traçado A+B+C também possui bastante espaço para o modelista soltar a imaginação com o cenário, que é bastante fácil de trabalhar por ser predominantemente plano. As suas dimensões são as mesmas do traçado S-2, o que permite a escolha deste outro projeto, para quem dispuser do mesmo espaço para a construção da maquete.

 

Desenho da maquete A+B+C

Desenho da maquete A+B+C

 

Esquema elétrico da maquete

Esquema elétrico da maquete

 

Maquete A+B+C. Foto institucional

Maquete A+B+C. Foto institucional

 

 

Fontes: Ferreoclube (http://www.ferreoclube.com.br); Frateschi (http://www.frateschi.com.br).

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