Traçado A+B (2º exemplo) – Frateschi

Por: Ferreoclube   Dia: 12 de janeiro de 2017

O traçado A+B Hobby Trilho possui duas configurações possíveis. Uma delas é a anteriormente mencionada, e a outra a que será apresentada e comentada a seguir. O segundo exemplo A+B Hobby Trilho possui as mesmas dimensões que o primeiro, tanto com o traçado original como em eventuais expansões para maiores raios e trechos retos. A única coisa que muda é a disposição dos ramais na maquete. Em vez de um único pátio, essa configuração possui dois pátios menores. Como está ilustrado, na frente da estação ficam dois ramais e no lado oposto está o depósito de locomotivas e um pequeno ramal para serviço.

 

Esse modelo possui mais limitações que o anterior, porém é mais realista. Se de um lado o primeiro exemplo ampliou as facilidades de ter-se uma linha completamente independente para o depósito de locomotivas, de outro lado o segundo exemplo amplia as possibilidades de manobras, com um segundo pátio, igualmente independente, porém menor. Essa solução altera consideravelmente as alternativas de operação da maquete, já que, além de um número maior de vagões, pode-se transferi-los de um pátio a outro, simulando a transferência de cargas de uma cidade para outra. Assim como o outro projeto, esse também possui um espaço razoável para a decoração da cidade, pode também comportar duas estações, uma de cada lado da maquete, e apresenta a mesma facilidade de construção de decoração.

 

Imagens:

Traçado A+B (2º exemplo) proposto pela Frateschi - Trens Elétricos

Traçado A+B (2º exemplo) proposto pela Frateschi – Trens Elétricos

 

Planta elétrica da maquete

Planta elétrica da maquete

 

 

Fontes: Ferreoclube (http://www.ferreoclube.com.br); Frateschi – Trens Elétricos (http://www.frateschi.com.br).

Posts Relacionados

Estação Santos – Imigrantes

Postado em: 27 de julho de 2018

Continuar Lendo

Automação em Ferreomodelismo

Postado em: 13 de julho de 2018

Continuar Lendo

Locomotivas FA1

Postado em: 29 de junho de 2018

Continuar Lendo

Locomotivas RS3

Postado em: 15 de junho de 2018

Continuar Lendo