Traçado A+B (1º exemplo) – Frateschi

Por: Ferreoclube   Dia: 2 de janeiro de 2017

O traçado A+B Hobby Trilho é um projeto de maquete desenhado pela Frateschi para ferreomodelistas iniciantes ou que dispõem de pouco espaço para construir sua maquete. Ele pode ser construído facilmente comprando as caixas A e B do sistema Hobby Trilho, ou com trilhos flexíveis, para aqueles que desejarem raios de curva maiores. Contudo, para a utilização de raios maiores, faz-se necessária a ampliação do tablado tanto em comprimento como largura para comportar o traçado.

 

É um traçado simples, quanto às vias, por ser de via singela(há um único trilho), um pequeno pátio para manobras, um ramal independente para o depósito de locomotivas, o qual pode ser incrementado com um desvio para comportar uma segunda locomotiva, ou com o virador 4500, como está pontilhado na planta. Com o virador, é possível colocar três baias para guardar locomotivas e até uma quarta para serviço e manutenção no meio da maquete. No pátio, os trilhos 4110-D são opcionais, visto que atualmente a maioria dos ferreomodelistas opta pelo uso dos engates Kadee, que não soltam com os imãs do trilho, que é projetado para soltar apenas os engates de gancho da Frateschi. Mesmo para quem usa, o desengate automático causa dificuldades para retirar os vagões/carros dos ramais, tarefa quase sempre feita empurrando-se os mesmos para fora para engatar na locomotiva.

 

Na planta Frateschi está posicionada uma estação composta de três plataformas modulares. Essa estação pode ser ampliada com o prédio da Eng. Passos fabricado pela Frateschi, ou algum outro, de acordo com a preferência do modelista. Também é possível colocar cinco plataformas modulares no projeto original, ou até mais, caso seja alongada. Outras ideias interessantes são colocar a estação na frente do pátio, ou até duas estações, uma grande e outra menor, em cada lado da maquete. A estação coberta Frateschi que conta com duas plataformas, também é possível nesse cenário, no trecho oposto ao pátio. Esse projeto ainda dispõe de um espaço razoável para decoração de uma cidade ou indústria no centro da maquete, e árvores e pequenos morros nas bordas do tablado. É uma maquete que garante bastante liberdade ao modelista para colocar o que quiser no tablado, basta usar a imaginação.

 

Imagens:

Planta do traçado A + B (1º exemplo)

 

Esquema elétrico da maquete em sistema analógico

 

 

Fontes: Ferreoclube (http://www.ferreoclube.com.br); Frateschi (http://www.frateschi.com.br).

 

Posts Relacionados

Estação Santos – Imigrantes

Postado em: 27 de julho de 2018

Continuar Lendo

Automação em Ferreomodelismo

Postado em: 13 de julho de 2018

Continuar Lendo

Locomotivas FA1

Postado em: 29 de junho de 2018

Continuar Lendo

Locomotivas RS3

Postado em: 15 de junho de 2018

Continuar Lendo