Assim como todas as máquinas criadas pelo Homem, os trens possuem uma vida útil, tornam-se obsoletos com o passar do tempo e deterioram-se com a falta de manutenção. Pelos mais variados motivos, desde o descaso de empresas e autoridades políticas, desativação de ferrovias ou simplesmente obsolência, formaram-se pelo mundo uma infinidade de cemitérios ferroviários, onde dezenas de locomotivas, vagões e trens-unidade passam seus últimos dias antes do corte, onde os componentes metálicos são reaproveitados para a fabricação de diversos itens(ex.: cutelaria); ou resgatados por entidades de preservação ferroviária para o uso turístico ou preservação estática.
Yanov(Ucrânia): Localizada na cidade ucraniana de Pripyat, que tornou-se mundialmente famosa pelo desastre nuclear de Chernobyl em 26/04/1986, a estação e o pátio ferroviário de Yanov foram desativados assim como toda a cidade e vilarejos adjacentes, completamente abandonados após o acidente. Na Zona de Exclusão de Chernobyl, junto com a cidade soviética que permanece congelada no tempo, a estação, trilhos e trens foram inutilizados junto com diversos veículos e equipamentos militares, por causa da radiação. Foram fechados cerca de 44Km de trilhos, que são apenas usados por funcionários locais da estação Semikhody e há algum material rodante ativo para necessidades. Comumente alguns visitantes irregulares seguem pelo trecho desativado da linha de Ovruch a Chernihiv para chegar a Pripyat.
Częstochowa(Polônia): Um dos principais pólos industriais da Polônia e do Leste Europeu, a cidade de Częstochowa floresceu durante a Revolução Industrial com a construção da ferrovia Varsóvia-Vienna em 1846. Com mais de seis estações ferroviárias, foi um dos principais pólos ferroviários da Europa durante o Século XIX e começo do XX, atingindo seu auge entre a unificação da Alemanha e a Primeira Guerra Mundial. Com o passar do tempo, parte de seu parque ferroviário perdeu uso e passou a servir como depósito de material obsoleto. Apesar dos diversos esforços de preservação da memória ferroviária na cidade, o pátio da cidade tornou-se conhecido pelo imenso cemitério de trens onde o material obsoleto é encostado depois dos anos de serviço nas ferrovias polonesas.
Triagem Paulista(Brasil): Localizado na cidade de Bauru, no interior paulista, Triagem Paulista foi no passado um dos mais importantes pátios ferroviários do Brasil, em uma região em que encontravam-se as linhas de três empresas: Noroeste do Brasil, E.F. Sorocabana(que operavam em bitola métrica) e Companhia Paulista(que operava na bitola larga). A Noroeste foi assumida pela RFFSA como SR-10 em 1956, ao passo que a Paulista e E.F. Sorocabana foram incorporadas na Fepasa no ano de 1971. Com a progressiva queda do tráfego, passou a servir de depósito de material sucateado, e nos anos 1990 assumem as concessionárias Ferroban(Malha da antiga Fepasa) e Novoeste(Malha RFFSA), que em seus poucos e turbulentos anos de operação, pouco ou nada conseguiram fazer para reverter a situação. Repassada para a Brasil Ferrovias em 2002, ALL em 2006 e Rumo ALL em 2014, Triagem Paulista tornou-se um dos mais famosos e trágicos símbolos do descaso com a história ferroviária no País, e em 2015 havia centenas de locomotivas e vagões abandonados à espera do corte ou do restauro incerto, em difíceis condições de conservação.
Uyuni(Bolívia): Localizado na maior planície de sal do mundo, Uyuni era um importante cruzamento de ferrovias que ligavam a Bolívia ao Chile, Argentina e Brasil. Após a desativação das linhas de trem, por volta de , grandes quantidades de material rodante foram abandonadas no local, e tornaram-se com o tempo, atração turística da região. Dentre as diversas máquinas abandonadas, algumas locomotivas da Noroeste, de fabricação Henschel&Sohn e Borsig foram encostadas no local.
Covington(Estados Unidos): Localizado nos arredores de Cincinnati, Covington guarda uma ampla variedade de trens que já circularam pelos EUA, principalmente carros de passageiros e locomotivas que foram aposentados com o declínio do transporte ferroviário de passageiros no país entre os anos 1950 e 1980. Em 1975, foi assumido pelo Railway Museum of Great Cincinnati, responsável pelo restauro e preservação do material abandonado.
Vic Berry(Reino Unido): Localizado nos arredores de Leicester, Vic Berry foi um grande ferro velho onde era encostado o material rodante obsoleto da estatal British Rail. A maioria do material abandonado é datada dos anos 1980, quando os veículos mais antigos adquiridos nos primeiros anos da BR tornaram-se obsoletos. Foi fechado em 1990 após um incêndio, supostamente criminoso, que liberou amônia para a vizinhança, contaminando o local.
Jundiaí(Brasil): Localizada a cerca de 60Km da capital paulista, Jundiaí foi o ponto final da São Paulo Railway, e marco zero da Companhia Paulista de Estradas de Ferro e Vias Fluviais. Foi no passado um importante pátio ferroviário, com diversas oficinas de manutenção e por onde passavam diversos trens expressos, regionais e urbanos ligando a capital ao interior do Estado. Em 1956 a SPR foi encampada pela RFFSA, e em 1971 a Companhia Paulista foi incorporada à Fepasa. Nos anos 1990, os serviços de passageiros de longa distância foi suprimido, e os transportes urbanos e de cargas assumidos pelas CPTM e MRS, respectivamente. Em 2016, havia uma ampla quantidade de material rodante sucateado deixado pelas diversas companhias que operaram o pátio ao longo do tempo, bem como outros itens encaminhados para lá, após tornarem-se obsoletos. Em 1979, foi assumido pelo Museu Ferroviário Irineu Evangelista de Souza, reformado em 1995 como Museu da Companhia Paulista, que também possui a maior biblioteca ferroviária da América Latina.
Imagens:

Trilhos ainda ativos nos arredores de Chernobyl, sem data(2015?). Fotografia de Emily, via Panoramio

Estação e material rodante restaurados pelo Museu Ferroviário Regional de Bauru, em 2016. Foto de Sergio Henrique
Fontes: Ferreoclube(http://www.ferreoclube.com.br); Museu Ferroviário Paulista(https://www.facebook.com/museuferroviariopaulista/?fref=ts); Museu Ferroviário Regional de Bauru(http://hotsite.bauru.sp.gov.br/museuferroviario/Sobre.aspx); 30 Years Later(http://www.30-years-later.com/yanov-train-station/); Deserted places(http://www.desertedplaces.org/); PKP- Polskie Koleje Państwowe(http://pkpsa.pl/en/).