Alto do Ipiranga é uma estação do Metropolitano de São Paulo, localizada na cidade de mesmo nome, e na qual passa a Linha 2-Verde. Foi inaugurada em 30/06/2007, e localiza-se na Avenida Dr. Gentil de Moura, na esquina com a Rua Visconde de Pirajá.
A estação é subterrânea, e possui estrutura de concreto aparente com estrutura metálica de suporte. Possui a Linha de Bloqueio, SSO e mezanino no nível da rua, e as plataformas subterrâneas. Por Alto do Ipiranga passam cerca de 20.000 passageiros por dia, demanda que a estação com capacidade de 30.000P/H/S atende muito bem. Alto do Ipiranga é uma estação conhecida por sua arquitetura moderna, que utiliza estruturas metálicas, em contraste com o concreto aparente predominante nas estações mais antigas. Chamam a atenção a estrutura metálica em formato de tronco de cone de sua cobertura, e a iluminação esverdeada das plataformas. No entanto, a estação não possui obras de arte do roteiro Arte nas Estações do Metrô de São Paulo. Alto do Ipiranga foi terminal de sua inauguração até 2010, quando foram inauguradas as estações Sacomã, Tamanduateí e Vila Prudente.
Ficha técnica
Inauguração: 30/06/2007
Código: AIP
Posição: subterrânea
Plataformas: laterais
Serviços: Acesso para deficientes, elevadores.
Linhas: L2-Verde
Vias: 2
Estações adjacentes:
Sentido Vila Madalena: Santos-Imigrantes- 1.121m
Sentido Vila Prudente: Sacomã- 900m
Imagens:

Trem G23 parado na plataforma de embarque para Vila Prudente

Mezanino da estação, suspenso sobre os trilhos. Nas laterais estão as escadas de acesso às plataformas

Trem G17 chegando com destino a Vila Prudente

Exposição cultural sobre o bairro do Ipiranga(e uma maquete do Museu do Ipiranga) na estação

Plataformas e trilhos da Alto do Ipiranga

Trem J32 chegando com destino à Vila Madalena

Acesso principal da estação, bilheterias e SSO no interior da cúpula metálica da construção
Fontes: Ferreoclube(Http://www.ferreoclube.com.br); Companhia do Metropolitano de São Paulo(Http://www.metro.sp/gov.br).