Alstom Millenium

Por: Ferreoclube   Dia: 4 de outubro de 2016

O Millenium é um TUE construído pela Alstom para o Metrô de São Paulo em 1998 para suprir a frota do então Ramal Paulista, que atualmente é a Linha 2-Verde da companhia. Na época, a linha estava sendo expandida para a região do Sumarezinho, com a abertura de três novas estações(Clínicas, Sumaré e Vila Madalena), e coma Linha 1- Azul, cuja demanda também crescia com a inauguração do trecho norte(Jardim São Paulo- Ayrton Senna, Parada Inglesa e Tucuruvi) fazia-se necessária a aquisição de novos trens para suprir a demanda na cidade.

 

A concepção do projeto e fabricação dos trens foi iniciada no começo dos anos 1990, quando o Metrô planejava a expansão da Linha 3-Vermelha para Guaianazes, junto com uma aquisição de 22 novos trens para complementar a frota da linha, cuja demanda aumentaria consideravelmente. No entanto, com o passar do tempo, essa linha nunca passou de Itaquera, e o atendimento da região entre Itaquera e Guaianazes passou a ser realizado somente pelo novo Expresso Leste da CPTM, e a aquisição dos trens foi reduzida para apenas 11 trens. Com a falência da Mafersa nessa época, a encomenda foi enviada à Alstom, que começou a entregar as primeiras unidades em 1998, que foram numeradas 348 a 359.

 

No começo dos anos 2000, esses trens foram transferidos para o então Ramal Paulista(atual Linha 2-Verde, que na época compreendia o trecho Ana Rosa-Vila Madalena) e os trens desse trecho foram transferidos para as outras duas linhas. Na mesma época, os Millenium foram renumerados como Frota E(E01-E11), onde encontram-se até hoje. São trens simples que atendem bem à demanda da linha, e futuramente serão modernizados pelo Metrô futuramente, provavelmente no final da década de 2020, quando completarão três décadas de uso.

 

Ficha Técnica

 

Frota total: 11 trens

Frota ativa: 11 trens

Formação: 6 carros

Ano: 1998

Potência: 3.552 KW

Tensão: 750 Volts CC

Comprimento: 130,50m

Altura: 3,57m

Largura: 3,10m

Peso: 307.120Kg

Velocidade máxima: 100Km/h

Lotação máxima: 2.074 passageiros

 

Imagens:

 

IMG_2489

Unidade E07 parada e de portas abertas na estação Sumaré

 

IMG_7134

Trem E02 chegando na estação Alto do Ipiranga, com destino a Vila Prudente

 

10426325_334096456747055_9069074955766846817_n

Trem E02 chegando na estação Sumaré, com destino a Vila Madalena

 

Unidade E10 na Linha 3-Vermelha, realizando testes de sinalização

Unidade E10 na Linha 3-Vermelha, realizando testes de sinalização

 

João Rodrigues no interior de um Frota E

João Rodrigues no interior de um Frota E

 

Interior de um Alstom Millenium

Interior de um Alstom Millenium

 

 

Fontes: Ferreoclube(Http://www.ferreoclube.com.br); Companhia do Metropolitano de São Paulo(Http://www.metro.sp.gov.br); Metrô em foco(Http://metroemfoco.blogspot.com.br).

Posts Relacionados

Estação Santos – Imigrantes

Postado em: 27 de julho de 2018

Continuar Lendo

Automação em Ferreomodelismo

Postado em: 13 de julho de 2018

Continuar Lendo

Locomotivas FA1

Postado em: 29 de junho de 2018

Continuar Lendo

Locomotivas RS3

Postado em: 15 de junho de 2018

Continuar Lendo