Trenitalia

Por: Ferreoclube   Dia: 30 de setembro de 2016

A Trenitalia é a maior companhia ferroviária italiana, fundada em 01/06/2000 no processo de desestatização do transporte ferroviário que vinha em curso na União Europeia na década de 1990, embora a privatização da antiga estatal, Ferrovie Dello Stato, tenha sido apenas um processo formal, visto que o Governo da Itália detém 100% do controle da nova empresa. A ferrovia é administrada pelo grupo FS- Ferrovie Dello Stato, e possui o papel de fornecedora de serviços, junto com a RFI- Rete Ferroviaria Italiana, que atua como gestora da malha ferroviária do país. A Trenitalia oferece serviços de transporte de passageiros e mercadorias em todo o território italiano continental, nas ilhas da Sicília e Sardenha, e também na Alemanha, Áustria, Bélgica, Croácia, Eslovênia, França, Espanha, Hungria e Suíça, por meio de parcerias com as companhias ferroviárias desses países, dentre as quais destaca-se o serviço Cisalpino(Itália-Suíça-Alemanha).

 

Assim como as diversas companhias ferroviárias europeias, a Trenitalia é conhecida pela excelência no serviço de transporte de passageiros, tanto em viagens regionais como em alta velocidade, nos serviços operados entre Turim e Salerno(via Milão, Bolonha, Florença, Roma e Nápoles) e Turim a Veneza(via Milão), adquiridas pela companhia privada AGV após sua falência em 2008. Em 2015, a companhia contava com uma frota de cerca de 2000 locomotivas e 750 trens-unidade, e realizava serviços focados no transporte de passageiros classificado como excelente por empresas como a RailEurope, maior distribuidora de passagens de trem e hospedagens da Europa. Em setembro do mesmo ano, a companhia realizou uma aquisição de 500 TUEs, sendo 50 para serviços de alta velocidade, e os demais para serviços regionais de média velocidade, nos quais viajam mais de 50% dos passageiros que andam de trem pelo país.

 

Os serviços são classificados da seguinte forma:

 

Frecce: Expresso intermunicipal de longa distância

Intercity: Expresso intermunicipal de média distância

Intercity Night: Expresso intermunicipal noturno

Regionale: Trens regionais paradores

Regionale Veloce: Trens regionais de caráter expresso(possuem menos paradas)

 

A companhia é conhecida por seu sistema de venda de bilhetes altamente digitalizado, o que permite aos passageiros adquirir suas passagens para praticamente todos os serviços regionais e uma bem planejada política de descontos para os usuários que adquirirem mais bilhetes com antecedência para todos os tipos de trens, independente das tarifas. Todas as estações principais são equipadas com bilheterias de venda física e eletrônicas, sendo estas últimas divididas em dois tipos: as Standard(servem para todos os serviços da região), mais presentes nas estações principais; e Rete Regionale(específicas da rede regional), mais comuns em estações pequenas de serviços restritos. A maioria das máquinas aceita dinheiro vivo e cartões de crédito para a compra das passagens. Os bilhetes também são comumente vendidos em tabacarias com parcerias com a Trenitalia, e agências de viagens como RailEurope para turistas que desejem planejar suas viagens pelo país com antecedência, principalmente para os trens de longa distância, que requerem a compra da passagem com alguma antecedência.

 

Imagens:

 

Mapa viário da Trenitalia

Mapa viário da Trenitalia

 

Fachada da estação Roma Termini, uma das mais movimentadas da Companhia

Fachada da estação Roma Termini, uma das mais movimentadas da Companhia. Via Travel and Guide Blog

 

Composições em serviço na estação Roma Termini em 2016. Foto de Paula Despinoy

Composições em serviço na estação Roma Termini em 2016. Foto de Paula Despinoy

 

Trem de passageiros em Roma Termini, em 2012

Trem de passageiros em Roma Termini, em janeiro de 2012

 

paulamaio2016

Paula Despinoy com um FrecciaRossa na estação Venezia Santa Lucia, em Veneza. Foto de Renata Seara, maio de 2016

 

whatsapp-image-2016-09-18-at-23-19-33

Trem Unidade Elétrico realizando serviços de subúrbio em Milano Cadorna. Foto de janeiro de 2012

 

img_1567

João Rodrigues ao lado de uma locomotiva E464 da Trenitalia. Foto de janeiro de 2012

 

pauladespinoyviagem

Estação ferroviária de Assisi, por Paula Despinoy. Foto de maio de 2016

 

despinoypaula

Carro de passageiros grafitado. Foto de Paula Despinoy, maio de 2016

 

img_1604

Pequeno veículo utilizado no transporte de pequenas cargas nas estações. Foto de janeiro de 2012

 

tmtrenitaliapdespinoy

Veículo de manutenção da Trenitalia. Foto de Paula Despinoy, maio de 2016

 

9834-1297492203

Trem de cargas nas proximidades de Modena, por Beppe. Via Railpictures.net

 

img_6076

Locomotiva E464 na estação Torino Porta Susa, em Turim. Janeiro de 2014

 

img_6051

Gàre da estação Torino Porta Susa, em janeiro de 2014

 

Painel de partidas de trens na estação Roma Termini. Foto de janeiro de 2012

Painel de partidas de trens na estação Roma Termini. Foto de janeiro de 2012

 

img_6092

João Rodrigues com o AGV 575 em Torino Porta Susa, em janeiro de 2014

 

img_6069

Trem de passageiros em Torino Porta Susa, em janeiro de 2014

 

img_6066

Plataformas da estação Torino Porta Susa, em janeiro de 2014

 

Interior da estação Milano Centrale, em janeiro de 2014

Interior da estação Milano Centrale, em janeiro de 2014

 

img_5625

João Rodrigues ao lado de uma E464 em Milano Centrale. Janeiro de 2014

 

Composição de passageiros tracionada por uma locomotiva D445 na Toscana, em novembro de 2015. Foto de Laurence Sly

Composição de passageiros tracionada por uma locomotiva D445 na Toscana, em novembro de 2015. Foto de Laurence Sly

 

 

Fontes: Ferreoclube(http://www.ferreoclube.com.br); Trenitalia(http://www.trenitalia.com/); RailEurope(https://www.raileurope.com/index.html?country_origin=BR); Railpictures.net(http://www.railpictures.net/); Travel Guide and Blog(http://www.eatingitalyfoodtours.com/blog/rome-travel/).

 

Posts Relacionados

E.F. Central do Brasil

Postado em: 4 de maio de 2018

Continuar Lendo

Assalto ao Trem Pagador

Postado em: 20 de abril de 2018

Continuar Lendo

Linha Circular da EFCB

Postado em: 23 de março de 2018

Continuar Lendo

Train à Grande Vitesse

Postado em: 9 de março de 2018

Continuar Lendo