Brigadeiro é uma estação do Metropolitano de São Paulo na qual passa a Linha 2-Verde(Vila Madalena-Vila Prudente. Futuramente, deverá tornar-se integração da Linha 2 com a Linha 19-Celeste(Guarulhos-Congonhas). Foi inaugurada em 25/01/1991, junto com as estações Trianon-MASP e Consolação. A estação tem seu nome por sua proximidade com a Avenida Brigadeiro Luís Antônio.
Assim como as demais estações da região da Av. Paulista, Brigadeiro é subterrânea, possui estrutura feita em concreto aparente e é formada por dois mezaninos de distribuição nas extremidades da plataforma central. Localiza-se próximo ao nº447 da Av. Paulista, e encontra-se embaixo da avenida, com 8 acessos em ambos os lados. Por seus bloqueios passam cerca de 20.000 passageiros todos os dias, demanda que a estação atende bem sem ficar lotada.
A estação possui apenas duas obras de arte: o painel Cores e Formas, de Cícero Dias, localizado em frente à plataforma de sentido Vila Prudente; e Desaceleração, de Fernando Lemos, pintura em lajotas cerâmicas instalada em frente à plataforma de sentido Vila Madalena.
Ficha técnica
Inauguração: 25/01/1991
Código: BGD
Posição: Subterrânea
Plataformas: Central
Serviços: Acesso para deficientes, elevadores, ponto de táxi e ponto de ônibus.
Linhas: 2
Vias: 2
Estações Adjacentes:
Sentido Vila Madalena: Trianon-MASP- 954m
Sentido Vila Prudente: Paraíso- 1.015m
Imagens:
Fontes: Ferreoclube(http://Http://www.ferreoclube.com.br); Companhia do Metropolitano de São Paulo(http://Http://www.metro.sp.gov.br); O Estado de São Paulo(http://Http://www.estadao.com.br).