Trens da Baixada Santista na sua maquete

Por: Ferreoclube   Dia: 19 de maio de 2016
TIM da Fepasa em Santos

TIM da Fepasa em Santos

O TIM- Trem Intra Metropolitano é um dos mais famosos da história da Fepasa, projeto tardio feito nos anos 1990 e que não teve maior desenvolvimento devido à falta de infraestrutura e investimentos da empresa, que na época, estava em péssimas condições financeiras, e terminou por arcar com grandes prejuízos com esse serviço(o TIM foi encerrado em 1999 pela CPTM, após 4 anos de operações). Também fazia parte do projeto de modernização da Baixada Santista a aquisição das famosas locomotivas Alstom BB 22000, que terminaram por quase nunca terem sido utilizadas em operações. No entanto, ambos podem ser especialmente interessantes em uma maquete, tanto pelo motivo histórico como pela liberdade de se imaginar como teria sido um destino diferente nas ferrovias da Baixada Santista.

 

Antes de falar dos modelos HO, vamos aos trens reais. O TIM era composto por um TUE  Toshiba Série 4800 modificado e uma locomotiva ALCo RSD8 da Fepasa; era pintado nas cores Fepasa Rio Claro, de 1985, e era de bitola métrica. O uso da locomotiva a diesel era justificado pela redução de custos no projeto, dada a ausência de rede aérea no local em que operou. Circulava no trajeto de São Vicente a Santos, que possuía 16,15Km e 5 estações.

 

As locomotivas BB22000 foram fabricadas pela Alstom entre 1976 e 1986 para serviços regionais de transporte de passageiros, e foram adquiridas pela Fepasa entre 1987 a 1990. Foram muito pouco utilizadas pela empresa, e algumas unidades sequer saíram da caixa. Eram máquinas elétricas de rodagem BB, e foram utilizadas para o transporte de pequenos trens de carga.

 

Toshiba4800 modificado para o TIM

Toshiba4800 modificado para o TIM

Apesar da curta história que fizeram em trilhos nacionais, podem ganhar a eternidade no Ferreomodelismo, e inclusive é possível adquirí-los em modelos raros que podem ser um pouco caros, mas valem a pena comprar. São itens imprescindíveis para os mais aficcionados pela Fepasa e uma bela maneira de relembrar e divulgar mais sobre essa parte tão misteriosa da nossa história ferroviária.

 

O TIM pode ser feito em escala HO com uma locomotiva RSD8 da HobbyTec pintada na Fepasa Rio Claro. Os carros do Toshiba 4800 são fabricados artesanalmente pelo modelista Gerson Alexandre, da Gamaquetes, que inclusive fabrica o trem em outras fases, como a original da Sorocabana e a atual da CTS(na qual operam em Salvador). Para os mais perfeccionistas, dá para adaptar o trem à bitola estreita, com a substituição dos truques HO por HOn3.

ALCo RSD8 Fepasa em HOn3 modelada por Marlus Cintra

ALCo RSD8 Fepasa em HOn3 modelada por Marlus Cintra


Quanto às Alstom BB22000, o modelo mais similar é a Alstom BB15000, praticamente idêntica do ponto de vista estético. Ambas ainda hoje são amplamente utilizadas pela SNCF, na França, e foram reproduzidas na escala HO pelos fabricantes Märklin, Jouef, Lima e Roco. O modelo pode ser facilmente pintado nas cores da Fepasa, e devido à fabricação nas especificações da NEM, requer modificações na mudança do engate, de acordo com o utilizado pelo ferreomodelista. Os engates NEM são compatíveis com o engate padrão adotado pela Frateschi, porém exigem modificações para o uso dos mais realistas engates Kadee.

 

Imagens:

Locomotiva Alstom BB15000, muito similar às adquiridas pela Fepasa nos seus últimos anos de operação

Locomotiva Alstom BB15000, muito similar às adquiridas pela Fepasa nos seus últimos anos de operação

 

TUEs Toshiba 4800(centro e direita) produzidos pela Gamaquetes em HO

TUEs Toshiba 4800(centro e direita) produzidos pela Gamaquetes em HO

 

 

Fontes: Ferreoclube(Http://www.ferreoclube.com.br); RFFSA e Fepasa em HO(Http://www.rffsa.com.br/).

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