A Thalys International é uma operadora ferroviária de serviços luxuosos de alta velocidade que atua na França, Bélgica, Holanda e Alemanha, que inicialmente começou seus negócios com o serviço de alta velocidade Paris-Bruxelas. Em operações desde 1996, a empresa atualmente atende a diversas cidades nos quatro países, como Lille, Roterdam, Amsterdam, Dusseldorf, e outras, e possui planos de expansão para serviços regulares em Marseille(Marselha) e Bourg-St. Maurice, no sul da França. Seus acionistas são a SNCF(62%); DB(28%) e THI Factory(10%).
O projeto de se criar uma ligação de alta velocidade entre Paris, Bruxelas, Cologne e Amsterdam nasceu em 1987, e em 28/01/1993 as empresas SNCF, NS e DB(na época Deutsche Bundesbahn) assinatam um acordo de joint-venture para operar o trajeto em questão pelo serviço da marca Thalys, e em 1995 a companhia WestRail International foi criada pelas SNCF e NS para iniciar as operações.
No dia 04/06/1996 foi realizada a primeira viagem de Paris a Bruxelas, em duas horas- meia hora a menos que o serviço expresso substituído l’Étoile du Nord, enquanto o tempo de viagem até Amsterdam pela WestRail demorava 4h45.
Em 1997 a velocidade de operações foi ampliada para 300Km/h, o que reduziu o tempo de viagem em cerca de 50%, mesmo ano em que a empresa começou a amplar seus serviços para Cologne e outras cidades na bélgica. Em 1999, o nome foi alterado para o atual, Thalys International, e também iniciou o atendimento a aeroportos internacionais, começando por Charles de Gaulle, e iniciou codesharing com as companhias aéreas American Airlines, Air France e NorthWest Airlines. O serviço nessa época também se estendeu a linhas compartilhadas com outros serviços regionais mais simples, proporcionando à população local um atendimento mais amplo.
Atualmente, a Thalys presta um dos serviços mais luxuosos da Europa, com 27 trens, sendo 10 modelos PBA e 17 do modelo PBKA, ambos de fabricação francesa, pela Alstom. A empresa é altamente conceituada e indicada pela RailEurope para turistas devido à pontualidade, eficiência e qualidade do serviço, que proporcionam ao usuário uma excelente experiência ao viajar de trem pela região. Viajar nos trens da Thalys International é, sem dúvida, uma maneira indispensável de conhecer a região do Norte da França e Países Baixos de uma perspectiva inesquecível.
Fontes: Ferreoclube(Http://www.ferreoclube.com.br); Thalys International(Http://www.thalysinternational.com); RailEurope(Http://www.raileurope.com).