MetroRec- Metropolitano do Recife

Por: Ferreoclube   Dia: 2 de abril de 2016

O MetroRec- Metropolitano do Recife é o sistema metroferroviário da Região Metropolitana do Recife, criado e operado pela CBTU. É formado por 4 linhas(Centro 1, Centro 2, Sul e VLT), conta com 29 estações em 71 quilômetros de vias, e transporta cerca de 400 mil usuários por dia. O sistema atende aos municípios do Recife, Jaboatão dos Guararapes, Cabo de Santo Agostinho e Camaragibe, no Estado de Pernambuco.

Mapa do MetroRec

Mapa do MetroRec

O MetroRec foi criado em setembro de 1982 pelo Governo Federal, constituído pela RFFSA e a EBTU- Empresa Brasileira de Transportes Urbanos. Ao obras do MetroRec foram iniciadas em janeiro de 1983. Em fevereiro de 1984 foi criada no Rio de Janeiro a CBTU- Companhia Brasileira de Trens Urbanos, à qual o MetroRec seria integrado em janeiro de 1985.

 

A circulação dos primeiros trens teve início em março de 1985, e a partir de então, o MetroRec passou por várias modificações, sendo a mais significativa delas a aquisição dos sistemas metropolitanos de Natal, Maceió e João Pessoa pela CBTU em janeiro de 1988, por meio da Superintendência do Recife. Em janeiro de 1995 esses sistemas seriam desvinculados da Superintendência do Recife e subordinados à Administração Central da CBTU no Rio de Janeiro.

Da esquerda para a direita: VLT Diesel, trem a diesel e TUE Série 800.

Da esquerda para a direita: VLT Diesel, trem a diesel e TUE Série 800.

Em 1998 foram iniciadas as obras de expansão do sistema, contemplando a eletrificação e expansão da Linha Sul, entre Recife e Cajueiro Seco, o prolongamento da Linha Centro para Camaragibe, inaugurado em 2002. Entre 2004 e 2009 foram inaugurados os últimos trechos da Linha Sul, atualmente concluída.

 

No início de 2013, após um investimento de R$100 milhões, a antiga Linha Diesel(Santo Agostinho-Cajueiro Sexo) passou a operar com os VLT Mobile 3, passando a oferecer melhores serviços aos passageiros. O trecho Cajueiro Seco-Curado também recebeu os mesmos trens, e atualmente existe um projeto de prolongar o VLT até a estação Rodoviária, onde localiza-se o terminal de ônibus da Cidade do Recife.

 

A maior parte da demanda está concentrada na linha centro, embora a linha sul também esteja com movimentação crescente, em consequência do aumento da quantidade de trens em funcionamento e inaugurações de novos terminais de ônibus integrados ao metrô.

Estação Recife do MetroRec

Devido à significativa taxa de analfabetismo na região (aproximadamente 10,55% de acordo com o censo de 2000 do IBGE — ver fonte), as estações foram desenhadas de modo a incluir várias formas de identificação. Além do serviço de alto-falantes dentro dos trens anunciando o nome da parada, cada uma destas tem uma cor diferente para as paredes de suas plataformas, e, em todas as placas indicativas e mapas das linhas, o nome de cada estação acompanha sempre um símbolo individualizado, também chamado pictograma. O uso de tais pictogramas já era aplicado no Metrô da Cidade do México, iniciado em 1967.

 

No quesito acessibilidade, as estações possuem rampas de acesso a cadeirantes e algumas dispõem de escadas rolantes (como as estação Recife, Joana Bezerra, Camaragibe e todas as estações da linha Sul) e elevadores (nas mesmas estações). O já citado serviço de alto-falantes dentro dos trens também serve aos deficientes visuais.

 

Composições do MetroRec nas oficinas da empresa.

Composições do MetroRec nas oficinas da empresa.

Em março de 2007, o Governo Federal disponibilizou recursos que estão sendo empregados na aquisição de novos equipamentos. Entre eles, a compra de novas composições para o trecho entre as estações Cajueiro Seco e Cabo da Linha Curado–Cajueiro Seco que foi remodelada e está recebendo novas composições do tipo VLT, bem como para a aquisição e reforma de outros trens.

 

 

Fontes: Ferreoclube(Http://www.ferreoclube.com.br); CBTU(Http://www.cbtu.gov.br).

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