

Estação da Luz, uma das mais movimentadas da empresa.
A CPTM é uma empresa estadual de economia mista, vinculada à Secretaria dos Transportes do Estado de São Paulo. Atualmente sua malha é composta por 92 estações distribuídas em seis linhas operacionais que atendem à maior parte da Região Metropolitana de São Paulo.
Linha 10-Turquesa(Brás-Rio Grande da Serra)
Linha 13-Jade(Brás-Aeroporto de Guarulhos)

CAF7000, um dos trens mais modernos da CPTM.
As Linhas 7 e 10 foram construídas em 1867 pela São Paulo Railway, e faziam parte da E.F. Santos a Jundiaí. Em 1956, foram repassadas à RFFSA. Em 1984 foram repassadas para a CBTU-SP, que as nomeou Linhas A e D, respectivamente. Em 1992 foram repassadas à CPTM, que em 2008 as nomeou como Linhas 7 e 10, a identificação que conhecemos hoje.

Estação São Miguel Paulista, na Linha 12-Safira, modernizada em 2014 pela CPTM.
A Linha 9 foi construída em 1957 pela EFS para atender à região das Zonas Oeste e Sul da cidade de São Paulo, e para encurtar a rota para seus trens expressos e cargueiros que partiam de São Paulo para a Baixada Santista e o Porto de Santos. O trecho foi nomeado Ramal Jurubatuba, e recebia trens de subúrbio que iam da Júlio Prestes até Varginha. Em 1971 foi nomeada Linha Sul pela Fepasa, que a estendeu até Osasco, permitindo operação independente da Linha Oeste. Em 1994 foi repassada à CPTM, que a nomeou Linha C, e em 2008, como Linha 9-Esmeralda.
TUE FNV Série 4400 estacionado no Brás.
A Linha 12 foi construída em 1934 pela EFCB para encurtar e facilitar a rota para os trens que percorriam o trajeto São Paulo-Rio de Janeiro, uma vez que a linha tronco estava saturada com a movimentação de pessoas e mercadorias na Região da Zona Leste de São Paulo. A nova linha foi inaugurada como Ramal Poá, e em 1956 repassada para a RFFSA. Em 1984 foi repassada à CBTU, que a nomeou Linha F. Em 1992 foi repassada à CPTM, que em 2008 a nomeou Linha 12-Safira.

As linhas ativas da CPTM somadas, possuem 258 Km de extensão, e com a nova Linha 13, a malha da companhia chegará aos 272 quilômetros.
-Sorefame/Tejofran 5550
-Alstom 9000As histórias de cada série é descrita em artigos separados nesse blog.

A CPTM atualmente possui 92 estações ativas em suas linhas, espalhadas nos 22 munípios atendidos pela empresa, que transporta atualmente cerca de 2,5-3 milhões de passageiros por dia. As transferências para o Metrô de São Paulo são gratuitas nas estações Luz, Barra Funda, Brás, Pinheiros, Santo Amaro, Tamanduateí e Tatuapé. Itaquera é a única estação com transferência tarifada. O bilhete da CPTM custa atualmente é RS3,50; mesmo valor do Metrô de SP.
A CPTM é conhecida pela eficaz modernização da malha suburbana da Região Metropolitana de São Paulo, tendo realizado em seus mais de 20 anos de operação um bom programa de modernização dos trens antigos e sucateados e sua substituição por outros modelos mais modernos; modernização de todas as estações e construção de novas para ampliar o atendimento; aumento da eficiência no atendimento com menores intervalos de trens e atendimento em todas as estações, e significativa redução dos acidentes nas linhas férreas decorrentes da prática do surfe de trem e irregularidades nas passagens de nível.Fontes: Arquivo Ferreoclube(Http://www.ferreoclube.com.br); (Http://www.facebook.com/Ferreoclube); CPTM(Http://www.cptm.sp.gov.br); ABPF(Http://www.abpf.org.br); CPTM em Foco(Http://www.cptmemfoco.blogspot.com.br); Via Trólebus(Http://www.viatrolebus.com.br).