Trens-unidade a diesel Mobile BS

Por: Ferreoclube   Dia: 27 de março de 2016

A Mobile é uma família de trens-unidade a diesel fabricados pela Bom Sinal Indústria e Comércio desde 2008 para a CBTU e para o Metrofor, que vêm substituindo seus antigos trens formados por carros Pidner e locomotivas a diesel por TUDHs para suas redes urbanas não eletrificadas.

Trem Mobile 4 do Metrofor

Trem Mobile 4 do Metrofor


Os trens da série Mobile são extremamente simples, de baixo custo de manutenção, o que os torna fáceis e adequados para sistemas de baixa demanda, como os da CBTU, que os utiliza em Natal, João Pessoa, Maceió e Teresina sistemas de baixa demanda(e receita).

Os modelos disponibilizados pela Bom Sinal são o Mobile 2, 3 e 4, com dois, três e quatro carros, respectivamente. São todos fabricados em bitola métrica, bidirecionais e contam com poucos equipamentos de bordo, resultando em baixo consumo de energia do motor. Contudo, contam com pouco isolamento acústico, que somado ao motor a diesel e sistemas hidráulicos, os tornam  mais ruidosos que os TUEs movidos a eletricidade. Possuem velocidade máxima de 80 Km/h, e são atualmente utilizados nas redes urbanas de Natal, João Pessoa, Maceió, Recife e Fortaleza, e também nos sistemas secundários VLTs do Cariri e Sobral.

Imagens:

 

Composição Mobile 2 do Metrofor no VLT do Cariri.

Composição Mobile 2 do Metrofor no VLT do Cariri

 

Mobile 3 em João Pessoa

Mobile 3 em João Pessoa

 

Mobile 3 sendo entregue na CBTU-RN, em Natal.

Mobile 3 sendo entregue na CBTU-RN, em Natal

 

Mobile 3 em Maceió

Mobile 3 em Maceió

 

Trem da Bom Sinal em Sobral-CE

Trem da Bom Sinal em Sobral-CE

 

 

Fontes: Arquivo Ferreoclube(Http://www.ferreoclube.com.br); ABPF(Http://www.abpf.org.br); CBTU(Http://www.cbtu.gov.br); Bom Sinal(Http://www.bomsinal.com).

Posts Relacionados

Locomotivas RS3

Postado em: 15 de junho de 2018

Continuar Lendo

Locomotivas RS1

Postado em: 1 de junho de 2018

Continuar Lendo

E.F. Central do Brasil

Postado em: 4 de maio de 2018

Continuar Lendo

Assalto ao Trem Pagador

Postado em: 20 de abril de 2018

Continuar Lendo