O Série 3000 foi comprado pela CPTM em 2001, para suprir as demandas de trens modernos da empresa, visto que as antigas frotas eram aposentadas e não havia trens modernos para suprir a crescente demanda da época. Foram licitadas dez unidades para a companhia, todas as quais encontram-se em estado operacional. Em seus mais de dez anos de operação, trafegaram nas linhas 7-Rubi, 8-Diamante e 9-Esmeralda da CPTM. Atualmente, com a quilometragem estourada, espera-se que sejam modernizados em breve, e recebam a pintura Fase III- Vermelha da CPTM.O trem-unidade é formado por quatro carros, sendo dois motores e dois reboques(M-R-R-M). O modelo HO possui três carros motores e um reboque(M-R-R-R), sendo o carro motor um dos carros cabine. É possível motorizar o segundo carro cabine também, visto que este possui os truques Frateschi para carros motorizados e o suporte para o motor elétrico. Apesar da disponibilidade, a motorização do segundo carro é praticamente dispensável, visto que a composição é leve e pequena, exigindo pouco do motor. O 3000, como todo TUE, também não opera rebocando nada além dos carros reboque da própria composição. O trem HO também opera muito bem nos dois sentidos, tanto com o carro motor puxando como empurrando os carros reboques, não havendo também, risco nenhum de descarrilamento ao operar o trem dessa maneira.O Siemens 3000, para formar a unidade completa, deve-se comprar o Kit Frateschi, que vem com os dois carros cabine e um carro central e um carro avulso para completar a composição. Estes encontram-se no mercado a preços razoáveis e compatíveis com o restante do material rodante de ferreomodelismo de fabricação nacional.O modelo fabricado pela Frateschi, como sempre, apesar da qualidade, deixa a desejar em alguns quesitos. Avaliarei aqui algumas de suas qualidades e defeitos.
A pintura e mecânica são excelentes, assim como os detalhes da composição, enquanto os carros pecam pela ausência completa de bancos, assim como o console das cabines, excessivamente deslocados para a direita, muito provavelmente por ser o mesmo molde de chassis aproveitado do MTE 5000, que possui o console nessa posição.
Outra falha que complica um pouco a operação é além do fato do engate Scharfenberg ser incompatível com os engates Janney da maioria do material ferroviário do Brasil, o engate do 3000 é apenas um enfeite, sendo inviável acoplar duas unidades, como faz a CPTM em suas operações, assim como em alguma locomotiva da CPTM(Em HO, claro) para um eventual reboque.
O TUE Siemens Série 3000 é certamente um modelo único e raro, considerando-se que os trens-unidade são pouco populares no Ferreomodelismo Brasileiro. E, mesmo com todos os seus defeitos, também é um modelo único para os apreciadores das ferrovias brasileiras, especialmente do seu lado mais moderno. O Siemens 3000 é um modelo que certamente não pode faltar nas estantes dos amantes das ferrovias brasileiras, sobretudo para os amantes de TUEs.
Fontes: Arquivo Ferreoclube(Http://www.ferreoclube.com.br); (Http://www.facebook.com/Ferreoclube); Frateschi(Http://www.frateschi.com.br), CPTM(Http://www.cptm.sp.gov.br).