TUE Siemens Série 3000 escala HO

Por: Ferreoclube   Dia: 25 de março de 2016
Um dos raros TUEs(trem unidade elétrico) nacionais fabricados pela Frateschi e disponíveis no mercado nacional de Ferreomodelismo em larga escala é o Siemens 3000. É um trem moderno da CPTM, contemporâneo, e portanto, presente no dia-a-dia dos paulistanos que moram perto da Grande São Paulo. Contudo, apesar de figurarem entre os trens mais populares do Brasil, são pouco explorados no Ferreomodelismo.

Modelo HO do Siemens 3000 em testes na Maquete da Garagem.

O Série 3000 foi comprado pela CPTM em 2001, para suprir as demandas de trens modernos da empresa, visto que as antigas frotas eram aposentadas e não havia trens modernos para suprir a crescente demanda da época. Foram licitadas dez unidades para a companhia, todas as quais encontram-se em estado operacional. Em seus mais de dez anos de operação, trafegaram nas linhas 7-Rubi, 8-Diamante e 9-Esmeralda da CPTM. Atualmente, com a quilometragem estourada, espera-se que sejam modernizados em breve, e recebam a pintura Fase III- Vermelha da CPTM.O trem-unidade é formado por quatro carros, sendo dois motores e dois reboques(M-R-R-M). O modelo HO possui três carros motores e um reboque(M-R-R-R), sendo o carro motor um dos carros cabine. É possível motorizar o segundo carro cabine também, visto que este possui os truques Frateschi para carros motorizados e o suporte para o motor elétrico. Apesar da disponibilidade, a motorização do segundo carro é praticamente dispensável, visto que a composição é leve e pequena, exigindo pouco do motor. O 3000, como todo TUE, também não opera rebocando nada além dos carros reboque da própria composição. O trem HO também opera muito bem nos dois sentidos, tanto com o carro motor puxando como empurrando os carros reboques, não havendo também, risco nenhum de descarrilamento ao operar o trem dessa maneira.O Siemens 3000, para formar a unidade completa, deve-se comprar o Kit Frateschi, que vem com os dois carros cabine e um carro central e um carro avulso para completar a composição. Estes encontram-se no mercado a preços razoáveis e compatíveis com o restante do material rodante de ferreomodelismo de fabricação nacional.O modelo fabricado pela Frateschi, como sempre, apesar da qualidade, deixa a desejar em alguns quesitos. Avaliarei aqui algumas de suas qualidades e defeitos. 

Siemens 3000 da CPTM chegando na estação da Lapa(Linha 7).

A pintura e mecânica são excelentes, assim como os detalhes da composição, enquanto os carros pecam pela ausência completa de bancos, assim como o console das cabines, excessivamente deslocados para a direita, muito provavelmente por ser o mesmo molde de chassis aproveitado do MTE 5000, que possui o console nessa posição.

Outra falha que complica um pouco a operação é além do fato do engate Scharfenberg ser incompatível com os engates Janney da maioria do material ferroviário do Brasil, o engate do 3000 é apenas um enfeite, sendo inviável acoplar duas unidades, como faz a CPTM em suas operações, assim como em alguma locomotiva da CPTM(Em HO, claro) para um eventual reboque.

O TUE Siemens Série 3000 é certamente um modelo único e raro, considerando-se que os trens-unidade são pouco populares no Ferreomodelismo Brasileiro. E, mesmo com todos os seus defeitos, também é um modelo único para os apreciadores das ferrovias brasileiras, especialmente do seu lado mais moderno. O Siemens 3000 é um modelo que certamente não pode faltar nas estantes dos amantes das ferrovias brasileiras, sobretudo para os amantes de TUEs.

 

Fontes: Arquivo Ferreoclube(Http://www.ferreoclube.com.br); (Http://www.facebook.com/Ferreoclube); Frateschi(Http://www.frateschi.com.br), CPTM(Http://www.cptm.sp.gov.br).

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