Locomotiva SF30C

Por: Ferreoclube   Dia: 24 de março de 2016

A SF30C é uma locomotiva diesel-elétrica produzida pela ATSF- Atchinson Topeka Santa Fe entre 1985 e 1986 para o transporte de cargas. As máquinas foram feitas a partir de locomotivas C30-7 e U36C reformadas e repotencializadas nas oficinas de Cleburne, no Texas-EUA. Essas locomotivas foram um grande sucesso para a indústria ferroviária estadunidense, tendo em vista o desempenho apresentado em relação a outras locomotivas reformadas.

 

Essas máquinas foram produzidas pela própria ATSF durante o processo de fusão com a SP- Souther Pacific; e estava precisando de locomotivas novas e mais duráveis, porém não possuía capital para a aquisição de novas máquinas. Apesar da Southern Pacific estar(na época da fusão) adquirindo e reformando seu parque de tração, a empresa arcava com grandes déficits decorrentes de depreciação e problemas devido ao término da garantia de muitas outras. Tendo em vista que as locomotivas GE fabricadas entre os anos 1960-70(que já estavam velhas para os padrões norteamericanos) costumavam durar muito mais além da garantia(mesmo as equipadas com motores 7FDL) do que as fabricadas pela EMD, a ATSF decidiu modernizar suas GE C30-7 com componentes das U36C e modernizar os componentes eletrônicos.

 

As SF30C foram primariamente utilizadas em composições intermodais de longo percurso, principalmente na Califórnia e Novo Mexico, até 1995, quando a ATSF fundiu-se com a Burlington Northern formando a BNSF- Burlington Northern Santa Fe. Foram substituídas por outros modelos mais modernos adquiridos pela empresa, como as C40-8W, e adquiridas como locomotivas de segunda mão pelas novas companhias ferroviárias brasileiras, que na época estavam precisando de material para suprir a carência e obsolência do seu parque de tração. Das 70 unidades fabricadas, 37 vieram para o Brasil, sendo dez unidades adquiridas pela MRS Logística, oito pela Ferronorte, uma pela ALL(que nunca a operou comercialmente e foi utilizada somente em testes de motores a diesel nas oficinas de Curitiba), sete unidades pela EFVM e onze pela FCA. Em 2015, todas as unidades já encontravam-se desativadas, tendo sido substituídas por modelos mais novos ou baixadas em decorrência de falhas.

 

Imagens:

Um close na cabine da máquina...

Um close na cabine da máquina

 

Modelo HO da locomotiva #9530, por Sammy Carlie.

Modelo HO da locomotiva #9530, por Sammy Carlie.

 

Unidade #9328 da Brasil Ferrovias, com o limpa-neve característico das máquinas importadas dos EUA.

Unidade #9328 da Brasil Ferrovias, com o limpa-neve característico das máquinas importadas dos EUA.

 

SF30C #3037-6 da MRS Logística

SF30C #3037-6 da MRS Logística

 

Locomotiva SF30C #8969 da Santa Fe- ano de 1985

Locomotiva SF30C #8969 da Santa Fe- ano de 1985

 

 

 

Fontes: Ferreoclube(Http://www.ferreoclube.com.br); Mafia CTC(Http://www.mafiactc.com); The Diesel Detailer Forum(Http://dieseldetailer.proboards.com/).

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