A MRS S.A.- Malha Regional Sudeste Logística S.A. é uma companhia ferroviária dedicada ao transporte de cargas criada em agosto de 1996, iniciando suas operações em 01/12/1996, após a obtenção dos direitos adquiridos pelo Consórcio MRS Logística, através do leilão realizado em 20 de setembro de 1996, na Bolsa de Valores do Rio de Janeiro pelo valor de R$888 milhões.
A MRS opera as Superintendências Regionais nº3 e nº4 da antiga RFFSA, que compreendem os trechos da antiga E.F. Central do Brazil, São Paulo Railway, Ferrovia do Aço, além de possuir joint-ventures e acordos comerciais para operações no interior de São Paulo, utilizando os corredores de exportação da antiga Companhia Paulista em parceria com a ALL(hoje Rumo Logística). Também opera por partilha na malha da CPTM e Supervia, nos horários de vale das companhias.
À esquerda: João Rodrigues e a locomotiva U23CA #3627-0 da MRS em Campinas.
Suas linhas atendem à mais desenvolvida e industrializada região do País, interligando as cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, passando pelo Vale do Paraíba, Quadrilátero Ferrífero e Sul de Minas, atendendo a dezenas de indústrias instaladas na região, bem como importantes portos como Santos, Paranaguá, Itaguaí e Terminal Ilha Guaíba.
O controle acionário da empresa é dividido da seguinte forma: Gerdau- 2,37%; Usiminas- 19,92%; Vale S.A.- 19,26%; CSN- 27,83%; MBR- 20,00%; enquanto outros acionistas detêm os 10,62% restantes.
Trem de carga MRS próximo à estação Tamanduateí da CPTM.
A MRS Logística é conhecida por seu eficaz programa de modernização que em poucos anos transformou a obsoleta malha com material rodante precário em uma das redes ferroviárias mais modernas do Brasil, que hoje conta com material rodante moderno e em bom estado operacional, vias permanentes bem assentadas e retificadas, permitindo o tráfego de composições pesadas e em maiores velocidades, além da reabertura de antigos ramais deficitários e construções de outros projetos viários, como o Ferroanel de São Paulo e ligação da Ferrovia do Aço em Jundiaí, que permitirá uma integração mais rápida entre São Paulo e Belo Horizonte.
A frota da MRS é constituída por 900 locomotivas e 15.000 vagões, mais autos de linha e carros de serviços de manutenção. Sua malha tem 1.600Km de trilhos, mais os 450Km operados em joint-venture com outras empresas. Todo o material e vias são de bitola larga(1,600m). A sede empresarial da companhia e CCO ficam em Juiz de Fora-MG, mesma cidade onde era sediada a RFFSA.
Modelos de locomotivas AC44i(esquerda) e U23CA(direita) da MRS em escala HO.
A pintura do material rodante MRS até hoje só possui uma fase, que é a pintura azul e amarela com a sigla MRS escrita cada letra em um triângulo amarelo. As cores são uma alusão à antecessora EFCB que usava um padrão similar azul e amarelo nas suas locomotivas.