TAV Brasil

Por: Ferreoclube   Dia: 1 de março de 2016

O TAV- Trem de Alta Velocidade é um projeto criado pelo Governo Federal para o transporte ferroviário de alta velocidade de passageiros no País. O TAV visa a redução do elevado custo de logística no Brasil, e há projetos de várias linhas ligando as principais cidades do País, sendo a mais famosa e polêmica a linha Campinas-São Paulo-Rio de Janeiro. O projeto está a cargo da estatal EPL-Empresa de Planejamento e Logística, que até agora, não conseguiu realizá-lo.

Já foram apresentadas 4 propostas de linhas, sendo a mais conhecida e importante a rota Campinas-São Paulo-Rio de Janeiro, que ligará as principais metrópoles do Brasil. As outras são as linhas Brasília-Anápolis-Goiânia; A linha Belo Horizonte-Curitiba, que passará por várias cidades importantes nos estados de SP e MG, como Varginnha, Poços de Caldas, Campinas e Sorocaba; e a Linha Campinas-Uberlândia.

Concepção artística do TAV Brasil.
Diante de seu alto custo e critérios técnicos como preço das passagens e retorno financeiro, o projeto é alvo de fortes críticas. Com o custo previsto de R$35 bilhões somente na linha Campinas-São Paulo-Rio de Janeiro, o TAV custaria mais do que toda a malha ferroviária brasileira. Somados os atrasos e complicações que certamente prolongarão as obras, o TAV é um projeto pouco atraente do ponto de vista econômico(o dinheiro utilizado em sua construção poderia ser aplicado na duplicação de modernização de praticamente TODA a malha ferroviária do Brasil), e por isso a maioria das empresas do setor ferroviário brasileiro prefere investir em outros projetos mais baratos, como corredores de exportação para cargas.
A construção de linhas de alta velocidade certamente representará um grande avanço para a indústria ferroviária brasileira, contudo, a alto custo financeiro e material. Há forte pressão política vinda de empresas de transporte rodoviário, e o grande desafio financeiro da construção, visto que muitas linhas férreas de alta velocidade no mundo inteiro mostraram-se projetos caríssimos e de longo tempo de retorno(demoram muito tempo para se pagar), sendo portanto, obras complicadas tanto para a iniciativa privada como para as estatais.

À direita: mapa do percurso do TAV Brasil.
Para a população, as linhas de TAV proporcionarão uma alternativa muito mais eficiente e sustentável para o transporte que atualmente é realizado apenas por companhias aéreas e empresas de ônibus. O trânsito de muitas estradas, como a Dutra e Bandeirantes será desafogado, bem como a emissão de poluentes e tempo de viagem serão drasticamente reduzidos com a opção ferroviária. Contudo, o TAV ainda permanece como um projeto distante, que certamente fará falta às regiões de atendimento, nas quais as obras já deveriam ter sido iniciadas.

Fontes: Arquivo Ferreoclube(Http://www.ferreoclube.com.br); (Http://www.facebook.com/Ferreoclube); ANTT(Http://www.antt.gov.br).




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