
À direita: Unidade #861 na pintura CVRD, na EFVM.
Foram feitas a partir de uma modificação das SD45, com 2 eixos a mais. A vantagem da distribuição D-D em vez de C-C está na maior distribuição de peso e aderência da locomotiva, o que permite o uso pleno da potência do gerador. As DDM45 podem acelerar mais rapidamente, principalmente em rampas e trilhos sujos ou molhados. Contudo, essas máquinas precisam de maiores raios de inscrição que as SD45, com rodagem C-C.

Locomotiva #4294 da VLI.
As DDM45 são bastante interessantes para a EFVM, por possuírem exatamente o dobro da potência das G16. Uma dupla de DDM45 substitui facilmente uma quadra de G16 nas composições mais pesadas, principalmente de minério.
Atualmente, a maioria das DDM45 encontra-se operacional na EFVM. Das 83 unidades fabricadas, estão operacionais. Todas encontram-se na E.F. Vitória a Minas. As unidades 801 a 807 já foram encaminhadas para a FCA em 2002, foram renumeradas 4291 a 4297, e voltaram à EFVM em 2008. Todas já foram modernizadas e repotencializadas, tendo recebido componentes e motores novos e mais modernos.
Locomotiva #877 com a nova pintura da Vale S.A.
São locomotivas muito apreciadas pelos ferroviários e entusiastas da ferrovia, devido ao forte e alto som de seu motor V12 com cilindradas superiores a 10 litros. Existem algumas tentativas de reproduzi-las em escala HO, porém, os modelos são bastante difíceis de construir, e portanto, bastante caros. Seus truques com 4 eixos pouco articulados causam grandes restrições de raio em maquetes, exigindo curvas de cerca de 60/70cm para operar sem problemas.
Ficha técnica
Modelo: DDM45
Propulsão: diesel-elétrica
Ano: 1970-1976
Potência: 3.900HP
Velocidade máxima: 60Km/h
Peso: 162.000Kg
Rodagem: D-D
Numeração: 801 a 883
Unidades fabricadas: 83
Unidades operacionais: 68
Estado: modernizadas
Proprietários: EFVM, FCAFontes: Ferreoclube(Http://www.ferreoclube.com.br); Vale(Http://www.vale.com.br).