Estação Vila Madalena

Por: Ferreoclube   Dia: 6 de fevereiro de 2016

Vila Madalena é uma estação metroviária pertencente ao Metrô de São Paulo. Foi inaugurada em 21/11/1998, e é atualmente o terminal da Linha 2-Verde.
À direita: acesso principal da estação, na Praça Américo Jacomino.
Localiza-se na Praça Américo Jacomino, nº30, próximo à Avenida Heitor Penteado, e possui integração a um terminal de ônibus na sua saída principal(lado ímpar), e outra saída secundária(lado par), próxima de um ponto de ônibus no qual passam as linhas que sobem a Av. Heitor Penteado.

Entre agosto de 2000 a setembro de 2011 a estação possuiu integração à Cidade Universitária da CPTM por meio do serviço Ponte Orca.

A estação está localizada no distrito Alto de Pinheiros, na Zona Oeste de São Paulo. É um importante acesso para os moradores da região de Alto de Pinheiros, Lapa e Perdizes. Como a maioria das estações da Linha 2 do Metrô de São Paulo, Vila Madalena é subterrânea, e possui estrutura de concreto aparente. Sua planta segue o padrão mais comum do Metrô, com mezanino de distribuição, e suas plataformas são laterais.A capacidade da estação é 20.000 P/H/S(Passageiros/Hora/Sentido) e sua área construída é 9,6 mil metros quadrados. Por ser um terminal sem integrações, Vila Madalena possui tráfego regular, e quase nunca fica lotada. A plataforma 1 raramente é utilizada, exceto para o desembarque de passageiros dos trens que serão recolhidos, ou em caso de problemas na máquina de chave do AMV.

Atualmente, de Vila Madalena apenas partem trens da Linha 2-Verde, sentido Vila Prudente. A estação mais próxima é Sumaré, localizada a 1.489m de distância. No futuro, a Linha 2 será estendida para Vila Leopoldina, e Vila Madalena deixará de ser terminal.

A estação conta com algumas obras de arte, como a Homenagem a Galileu Galilei, de Cleber Machado, feita em 2007, e alguns poemas espalhados em suas paredes.

Trens E06(alinhando na plataforma, à esquerda) e G17(sendo recolhido, à direita) na estação.

 

Ficha técnica
Inauguração: 21/11/1998
Código: VMD
Posição: Subterrânea
Plataformas: Laterais
Serviços: Bicicletário, acessos p/ deficientes, terminal de ônibus.
Linhas: L2-Verde
Vias: 2
Estações Adjacentes:Sentido Vila Madalena: –

Sentido Vila Prudente: Sumaré- 1.489m.

 

Fontes: Arquivo Ferreoclube(Http://www.ferreoclube.com.br); (Http://www.facebook.com/Ferreoclube); Metrô de São Paulo(Http://www.metro.sp.gov.br).

Posts Relacionados

Trem Sula Miranda

Postado em: 12 de outubro de 2018

Continuar Lendo

Estação Papari

Postado em: 24 de agosto de 2018

Continuar Lendo

Estação Santos – Imigrantes

Postado em: 27 de julho de 2018

Continuar Lendo

Automação em Ferreomodelismo

Postado em: 13 de julho de 2018

Continuar Lendo