Metropolitano de Brasília- Metrô DF

Por: Ferreoclube   Dia: 13 de outubro de 2015

O Metropolitano de Brasília, também conhecido como Metrô do DF, é um sistema metroferroviário construído em 1992, e inaugurado no início de 2001. Sua malha possui 43Km de extensão, e conta com 24 estações em duas linhas, sendo atualmente a quarta maior do Brasil, e transporta cerca de 130 mil usuários por dia. Em extensão, perde apenas para São Paulo(80Km); Recife(72Km) e Porto Alegre(44Km).

Mapa do Metrô DF

Atualmente, o Metrô de Brasília possui duas linhas(Verde e Laranja), que compartilham um trecho inicial de 19Km(Central-Águas Claras) e depois bifurcam-se, sendo que a Linha Verde percorre Taguatinga Centro, Taguatinga Norte e termina na Ceilândia, ao passo que a Linha Laranja passa por Taguatinga Sul e termina em Samambaia.
O projeto de expansão do Metrô de DF visa a ampliação das duas linhas já existentes da malha, construção de novas estações nas mesmas, e a criação do chamado Metrô Leve, o sistema VLT que também será operado pela companhia. Apesar de diversos problemas causados por irregularidades, as obras seguem, mesmo em ritmo lento, com frequentes atrasos nas entregas de novas estações e início das operações comerciais do Metrô Leve.
As linhas do sistema possuem tanto trechos elevados como subterrâneos, e foram predominantemente construídas pelo método de trincheira, o que forma uma bela paisagem com as vias em valas abertas, de certa forma destacando-as no cenário urbano/rural da região. A velocidade máxima nas linhas é 80Km/h e a alimentação é feita por terceiro trilho, como normalmente é feito nos sistemas metroviários em todo o País. A bitola utilizada é a larga(1,60m), em contraste com a ferrovia da região, que usa a bitola métrica(1,00m).

Trem Série 1000 do Metrô DF nas proximidades da estação Arniqueiras

As linhas de VLT serão construídas de forma convencional, como os VLTs das demais cidades do Brasil. Possuirão espaço exclusivo, separado dos automóveis da cidade, e certamente contribuirá para a melhoria estética e redução sonora e visual da região, visto que reduzirão o número de ônibus em circulação. A bitola utilizada nas linhas de VLT será a Standard(1,435m), popularmente utilizada nos sistemas modernos de VLT em todo o mundo.

O Metropolitano de Brasília não é um sistema sobrecarregado como os de São Paulo, Belo Horizonte e outras cidades. Contudo, é uma iniciativa promissora que desafia a capital desenhada para o transporte sobre pneus, e cuja expansão representa um grande desafio à indústria ferroviária brasileira em um País que há mais de meio século prioriza o transporte sobre pneus em detrimento de alternativas mais eficientes de mobilidade urbana.
Atualmente, o Metrô do DF opera de segunda feira a sábado das 6h às 23h30. Aos domingos e feriados, seu horário de funcionamento é das 7h às 19h. A empresa conta com três tarifas:
Segundas a sábados:
Usuário Geral: R$3,00
Estudantes: Passe Livre

Tarifa Promocional(Domingos e feriados): R$2,00

 

Fontes: Arquivo Ferreoclube(Http://www.ferreoclube.com.br); Metropolitano de Brasília(Http://www.metro.df.gov.br); VFCO(Http://www.brazilia.jor.br).

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