Trem Unidade Elétrico CAF7000

Por: Ferreoclube   Dia: 18 de setembro de 2015

O CAF 7000 é um trem unidade eletrico construído pela CAF-Construcciones y Auxiliar de Ferrocariles para a CPTM em 2009. Foram encomendadas ao 80 unidades, a maior compra da história da companhia, e os TUEs foram entregues em 2010.
CAF7000 na Linha 7-Rubi da CPTM, passando pela região da Lapa.

Os trens foram fabricados em 2009 na fábrica da CAF em Hortolândia, no interior de São Paulo, e facilmente trasladados para a malha da CPTM, na Grande São Paulo. Cada composição é constituída por 4 carros, sendo os dois das extremidades motorizados e os dois centrais reboques.
A ideia inicial era colocar 40 unidades a Linha 7-Rubi e as outras 40 na Linha 12-Safira, contudo, devido à carência de trens das demais linhas, muitas unidades acabaram sendo enviadas para as Linhas 8, 9 e 11.
Na Linha 8-Diamante, operaram por um curto período de tempo, visto que em 2011 a CPTM compraria 36 unidades da Série 8000 especialmente para esta linha.
Na Linha 9-Esmeralda, tornaram-se com o tempo a principal frota da linha, visto que os Série 3000 foram transferidos em 2013 para a Linha 7-Rubi, e os 2070 foram repassados à Linha 12-Safira.
Na Linha 11-Coral, operam junto com a Série 2000, e a mais nova Série 9000, e são frequentemente utilizados em toda a linha, suprindo a demanda no trecho principal(Expresso Leste) e na extensão de Mogi das Cruzes.
A Linha 10-Turquesa foi a única a nunca ter recebido os CAF7000, visto que já era suprida pelos trens da Série 2100, e devido às limitações dessa frota, a colocação de outros TUEs na linha implicaria em problemas no carrossel.
CAF7000(esquerda) ao lado de um Alstom 2070(direita) na estação Brás.
Apesar de os trens serem formados por 4 carros, a CPTM frequentemente os utiliza acoplados aos pares, devido à grande demanda em suas estações. No entanto, podem futuramente operar com 4 carros caso algumas unidades sejam destinadas exclusivamente às extensões operacionais. A frota é nova e encontra-se em boas condições operacionais, havendo apenas 4 unidades fora de serviço devido a falhas mecânicas. Com boa manutenção, estes trens durarão muito mais que os de outras séries, como os 1100, 1400 e 1600, cuja maioria das unidades foi perdida com o passar do tempo.
No Ferreomodelismo, existe grande demanda por esse trem, visto que ele é bastante popular tanto entre os entusiastas como leigos. É popularmente conhecido como ‘’trem de plástico’’, devido à sua máscara frontal. O tamanho pequeno da composição(4 carros) também o torna atraente, por ser mais fácil de manobrar em uma maquete que uma composição de 8 carros, por exemplo.Fontes: Arquivo Ferreoclube(Http://www.facebook.com/Ferreoclube); (Http://www.ferreoclube.com.br); CPTM em Foco(Http://www.cptmemfoco.blogspot.com.br)

Posts Relacionados

Trem Sula Miranda

Postado em: 12 de outubro de 2018

Continuar Lendo

Estação Papari

Postado em: 24 de agosto de 2018

Continuar Lendo

Estação Santos – Imigrantes

Postado em: 27 de julho de 2018

Continuar Lendo

Locomotivas FA1

Postado em: 29 de junho de 2018

Continuar Lendo