O Metropolitano de Belo Horizonte, também conhecido como Metrô de BH,
é uma rede metroferroviária pertencente à CBTU, mais precisamente à Superintendência de Trens Urbanos de BH.
Possui atualmente apenas uma linha operacional(Linha 1), e duas em construção(Linhas 2 e 3). Sua rede atual possui 19 estações, em 28,2Km de trilhos, e toda sua extensão é de via dupla. Seu volume de passageiros é cerca de 220.000 pessoas por dia(2010), sendo atualmente o sexto maior sistema metroferroviário em operação no Brasil.
O Metropolitano de BH iniciou suas operações comerciais em agosto de 1986, com base em um projeto que previa a implantação de uma rede de transporte sobre trilhos de 37Km, dividida em duas linhas(trechos Eldorado-São Gabriel e Barreiro-Calafate). Inicialmente, apenas o trecho Eldorado-Lagoinha foi implantado.
Mais trechos foram entregues, porém, fora do cronograma previsto, e somente em 2002 as atuais 19 estações da rede foram entregues, e em 2005 iniciou-se a operação plena do trecho Eldorado-Vilarinho. As obras da Linha 2(Barreiro-Calafate) chegaram a ser iniciadas em 1998, mas foram paralisadas em 2003, e retomadas em 2015, com prazo de conclusão para 2016.

O Metropolitano de Belo Horizonte é um sistema metroferroviário de bons serviços, similares aos da CPTM, e apesar de sua ainda pequena rede e atuação, possui um futuro promissor que garantirá um bom atendimento à região em que opera. Seus padrões são elevados, em relação aos demais sistemas operados pela CBTU, que enfrentam problemas com baixas receitas, devido às baixas demandas, e demoraram para adquirir padrões de qualidade equivalentes aos modernos do Brasil.
Fontes: Ferreoclube(Http://www.ferreoclube.com.br); (Http://www.facebook.com/Ferreoclube); CBTU(Http://www.cbtu.gov.br); Metropolitano de Belo Horizonte(Http://www.metrobh.gov.br).