Locomotiva GE AC44i escala HO

Por: Ferreoclube   Dia: 21 de agosto de 2015

A GE AC44i é uma das mais recentes e populares locomotivas modernas das ferrovias brasileiras. Operam atualmente em quase todas as companhias ferroviárias que utilizam máquinas de grande porte, como a MRS, VLI, EFVM, ALL. Por seu belo design, potência e ampla presença nas ferrovias do Centro-Sul do País, logo tornaram-se muito populares no Ferreomodelismo em todo o Brasil.

Modelos AC44i fabricados pela Athearn, pintados nas cores MRS(esquerda) e Rumo(direita).

 
Quase todos os modelos presentes no Brasil importados da Athearn e Atlas, e posteriormente alguns são pintados nas cores de empresas nacionais. Os modelos de ambos os fabricantes apresentam qualidade parecida, possuem espaço para decorrer DCC e auto falante para som, e motor de boa qualidade.
Mecanicamente, a AC44 HO possui rodagem muito macia, responde rápido ao controlador e não apresenta problemas de esforço ao tracionar composições de pequeno, médio e grande porte, principalmente se forem vagões Frateschi, que são projetados para serem fracionados por locomotivas mais leves. Quem está acostumado com material de fabricação nacional certamente perceberá a diferença na AC44 ser bem mais pesada que as locomotivas Frateschi(quase o dobro do peso da U20C Frateschi), e possuir frisos menores nas rodas, sendo portanto, mais exigente com o assentamento da via do que as nacionais. As AC44 exigem um raio mínimo de 50cm para trafegar sem problemas com quaisquer vagões Frateschi. São locomotivas fabricadas para os padrões estadunidenses, que utilizam raios maiores de curvas que os brasileiros.
Tais curvas só podem ser obtidas com a utilização de trilhos flexíveis(ou rígidos 4222 de 85cm de raio da Frateschi). Acrescentar alguns centímetros de raio nas curvas da maquete para essas locomotivas é uma boa decisão para qualquer ferreomodelista.

Locomotivas AC44i lançadas pela Frateschi em julho de 2015.

A Frateschi lançou a AC44i em julho de 2015, um excelente modelo, comparável aos últimos lançamentos da empresa, como os vagões graneleiros HPT. A locomotiva é disponibilizada nas pinturas da ALL, MRS, Rumo e VLI. A presença de modelos nacionais no mercado e de qualidade equivalente reduzirá o custo desse modelo aos ferreomodelistas e contribuirá para a popularização dessa locomotiva tanto entre entusiastas da ferrovia como leigos. A única diferença das AC44i da Frateschi para as importadas é o engate, visto que a Frateschi ainda opta pelo engate oscilante, embora os modelos de fabricação nacional possuam suporte para engates Kadee. Quanto às limitações de raio, as AC44 Frateschi rodam em raios de até 36cm, embora seja recomendado, como sempre, o uso de raios maiores sempre que possível, principalmente se o modelista utilizar os engates Kadee.

Esteticamente, as AC44 são idênticas às locomotivas originais, com pouquíssimas diferenças quanto aos faróis e engates, decorrentes das modificações realizadas pelas companhias ferroviárias.

 

A AC44i é certamente uma locomotiva que não pode faltar na coleção dos ferreomodelistas que apreciam máquinas robustas, a modernidade das ferrovias brasileiras dos anos 2000/2010, ou as companhias ferroviárias estadunidenses, nas quais também são muito presentes.

 

 

Fontes: Arquivo Ferreoclube(Http://www.ferreoclube.com.br); (Http://www.facebook.com/Ferreoclube); Frateschi(Http://www.frateschi.com.br)

Posts Relacionados

Automação em Ferreomodelismo

Postado em: 13 de julho de 2018

Continuar Lendo

E.F. Central do Brasil

Postado em: 4 de maio de 2018

Continuar Lendo

Locomotivas Lobas

Postado em: 6 de abril de 2018

Continuar Lendo

Locomotivas RSD12

Postado em: 10 de fevereiro de 2018

Continuar Lendo