
À direita: GE 5200 na pintura da CPEF.
As novas máquinas possuíam 5130HP de potência e pesavam 144.000Kg atingiam a velocidade máxima de 130Km/h. Foram inauguradas em maio de 1967, com a presença do então governador do Estado de São Paulo, Laudo Natel. Como os ferroviários popularmente apelidavam as locomotivas, as GE 5200 receberam o apelido de Vandecas, em homenagem à então famosa cantora Vanderléia, do movimento da Jovem Guarda.
À esquerda: Vandeca pertencente à Fepasa, pintura Fase II.
Em 1971 todas as 10 locomotivas foram repassadas à Fepasa, que trocou as numerações de #350-#359 para #6351-#6360, e receberam as pinturas Fase I(verde) e II(vermelha) da companhia. Nenhuma delas chegou a receber a pintura Fase III(vemelha, branca e preta) da Fepasa, e foram todas aposentadas após o fim da empresa em 1998. Como na época da sucessora Ferroban já não havia mais rede aérea na maior parte da malha ferroviária paulista, e com a decadência do transporte de passageiros que a Ferroban não conseguiu evitar, as Vandecas acabaram definitivamente encostadas nos pátios ferroviários do Estado de São Paulo.
Atualmente todas as unidade encontram-se baixadas, e sem projetos breves para a restauração. a ABPF tem projetos para restaurá-las, porém, ainda há muitas outras máquinas na fila para a preservação.
No Ferreomodelismo, a GE 5200 ‘’Vandeca” é fabricada somente pela Frateschi, visto que trata-se de uma locomotiva que somente existiu e operou no Brasil, o que dificulta o interesse de fabricantes de outros países em produzí-las. É um projeto moderno, com suporte para decoder DCC e engates Kadee. São muito bem reproduzidas, e a Frateschi as disponibiliza nas cores da CPEF e Fepasa Fase II.
Fontes: Arquivo Ferreocvlube(Http://www.ferreoclube.com.br); (Http://www.Facebook.com/Ferreoclube); Frateschi(Http://www.frateschi.com.br); Centro-Oeste(Http://www.vfco.brazilia.org.br)