Locomotiva GE 5200

Por: Ferreoclube   Dia: 19 de julho de 2015
A GE 5200 é uma locomotiva elétrica fabricada pela General Electric para a Companhia Paulista em 1967 para o transporte de passageiros da empresa, que na época, precisava de novas máquinas para renovar a frota. Foram produzidas 10 unidades ao todo, todas de bitola larga(1,60m). Foram as primeiras locomotivas elétricas projetadas e construídas no Brasil, na famosa fábrica da GE de Cachoeira Paulista.
À direita: GE 5200 na pintura da CPEF.
As novas máquinas possuíam 5130HP de potência e pesavam 144.000Kg atingiam a velocidade máxima de 130Km/h. Foram inauguradas em maio de 1967, com a presença do então governador do Estado de São Paulo, Laudo Natel. Como os ferroviários popularmente apelidavam as locomotivas, as GE 5200 receberam o apelido de Vandecas, em homenagem à então famosa cantora Vanderléia, do movimento da Jovem Guarda.
À esquerda: Vandeca pertencente à Fepasa, pintura Fase II.
Em 1971 todas as 10 locomotivas foram repassadas à Fepasa, que trocou as numerações de #350-#359 para #6351-#6360, e receberam as pinturas Fase I(verde) e II(vermelha) da companhia. Nenhuma delas chegou a receber a pintura Fase III(vemelha, branca e preta) da Fepasa, e foram todas aposentadas após o fim da empresa em 1998. Como na época da sucessora Ferroban já não havia mais rede aérea na maior parte da malha ferroviária paulista, e com a decadência do transporte de passageiros que a Ferroban não conseguiu evitar, as Vandecas acabaram definitivamente encostadas nos pátios ferroviários do Estado de São Paulo.
Modelo HO da Vandeca na pintura CPEF de fabricação Frateschi, escala HO.
Atualmente todas as unidade encontram-se baixadas, e sem projetos breves para a restauração. a ABPF tem projetos para restaurá-las, porém, ainda há muitas outras máquinas na fila para a preservação.

 

No Ferreomodelismo, a GE 5200 ‘’Vandeca” é fabricada somente pela Frateschi, visto que trata-se de uma locomotiva que somente existiu e operou no Brasil, o que dificulta o interesse de fabricantes de outros países em produzí-las. É um projeto moderno, com suporte para decoder DCC e engates Kadee. São muito bem reproduzidas, e a Frateschi as disponibiliza nas cores da CPEF e Fepasa Fase II.
Fontes: Arquivo Ferreocvlube(Http://www.ferreoclube.com.br); (Http://www.Facebook.com/Ferreoclube); Frateschi(Http://www.frateschi.com.br); Centro-Oeste(Http://www.vfco.brazilia.org.br)

Posts Relacionados

Trem Sula Miranda

Postado em: 12 de outubro de 2018

Continuar Lendo

Estação Papari

Postado em: 24 de agosto de 2018

Continuar Lendo

Estação Santos – Imigrantes

Postado em: 27 de julho de 2018

Continuar Lendo

Locomotivas FA1

Postado em: 29 de junho de 2018

Continuar Lendo