Locomotiva GE U12B

Por: Ferreoclube   Dia: 5 de julho de 2015
A GE U12B é uma locomotiva diesel-elétrica produzida pela GE Transportation entre 1957 e 1958 para as companhias ferroviárias do Brasil e da África do Sul. Foi projetada para linhas com restrições de gabarito e peso, muito comuns em países em desenvolvimento. As U12B são capazes de operar em qualquer bitola, de 0,914m a 1,676m. Foram desenvolvidas pela GE para fazer concorrência às EMD G12, que foram mais bem sucedidas tanto em vendas quanto em durabilidade. As U12B foram sucedidas pelas GE U13B, lançadas em 1959, com aprimoramentos mecânicos no motor e componentes.

Locomotiva U12B da Fepasa

As U12B foram adquiridas pela RFFSA para finalizar o processo de dieselização nas suas linhas de bitola métrica, principalmente das Superintendências Regionais nº5 e nº6, da Região Sul do Brasil(antigas RVPSC-Rede de Viação do Paraná e Santa Catarina e VFRGS-Viação Férrea do Rio Grande do Sul). Após a compra das EMD G22U a RFFSA transferiu suas locomotivas U12B para a Estrada de Ferro Leopoldina, pertencente à SR-3, e à E.F. Noroeste do Brasil, pertencente à SR-10, por serem mais adequadas ao transporte de passageiros. Todas foram então renumeradas #2311 a #2339.
A Fepasa adquiriu 22 locomotivas U12 para a tração de trens de carga e passageiros para suas linhas de bitola métrica, sobretudo a malha pertencente à finada E.F. Sorocabana(compradora inicial das máquinas). Foram numeradas em 1971 pela Fepasa #3201 a #3222. Na gestão Fepasa, foram predominantemente utilizadas para a tração de composições de bauxita, operando principalmente em tração tripla e quádrupla.

Modelo HO de uma U12B da RFFSA

Após o desmonte da RFFSA da década de 1990, as U12B pertencentes à Noroeste foram repassadas para a Novoeste, enquanto as da E.F. Leopoldina foram repassadas para a FCA-Ferrovia Centro Atlântica.
Quanto às locomotivas da Fepasa, as unidades restantes foram transferidas para a Ferroban. Em 2002, a Novoeste e Ferroban seriam fundidas na holding Brasil Ferrovias, que foi adquirida pela ALL em 2006. Portanto, tanto as U12B da Noroeste como da Fepasa viriam a integrar a frota da ALL menos de uma década após o fim das estatais.

Locomotiva U12B da FCA

A maior parte das U12B foi baixada com o passar do tempo. Restam em operação na ALL duas unidades(#2327 e #2328), ambas modificadas com o nariz rebaixado. A #2327 foi destinada para servir de manobreira na fábrica da Votorantim em Rio Branco do Sul-PR. A VLI possui cinco unidades, que operam principalmente nas linhas de bitola métrica de Montes Claros, Salvador e Recife.
Fontes: VFCO(http://vfco.brazilia.jor.br); Wikipédia(https://pt.wikipedia.org/wiki/GE_U12B); Arquivo Ferreoclube(http://www.ferreoclube.com.br); (http://www.facebook.com/Ferreoclube; FCA(http://www.fcasa.com.br).

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