Locomotiva GE 2000- ”Loba”

Por: Ferreoclube   Dia: 22 de junho de 2015
A GE 2000 é uma locomotiva elétrica fabricada pela GE Transportation para a Estrada de Ferro Sorocabana.
À direita: GE 2000 da E.F. Sorocabana, em 1950.

Na década de 1930 a E.F. Sorocabana, então pertencente ao Governo do Estado de São Paulo, realizou uma licitação para escolher a empresa que eletrificaria a linha férrea entre São Paulo(capital) e Iperó, que apresentava grande movimento na época. A vencedora da licitação foi a Metropolitan Vickers, mas o início da Segunda Guerra Mundial e a mobilização de todo o parque industrial do Reino Unido para a produção de materiais bélicos fizeram com que a empresa cancelasse as obras. Assim, um grupo formado pelas empresas norteamericanas General Electric, Westinghouse, dentre outras, assumiu as obras em meio à Guerra.

As locomotivas que operariam no trecho eletrificado foram projetadas pela GE Transportation. Seriam utilizadas para transporte de cargas e passageiros, apresentariam gabarito estreito e rodagem 1-C+C-1 para boa adaptação ao traçado sinuoso e de gabarito restrito da linha, e teriam potência de 2.000HP.
A primeira locomotiva chegou ao Brasil em 1943, e fora produzida numa época em que todo o parque industrial estadunidense estava voltado para a produção de armamentos para a guerra.A primeira etapa da eletrificação da Sorocabana foi concluída em 1944, e as GE2000 iniciaram no mesmo ano as operações comerciais. Até 1948, a EFS receberia mais quarenta e cinco locomotivas; 25 de fabricação GE e 21 da Westinghouse.
À esquerda: a última Loba em operação, pertencente à ALL.

As novas locomotivas elétricas logo ganharam o apelido na Sorocabana de Lobas, com o qual seriam eternizadas na História ferroviária brasileira. Isso deveu-se ao eixos de apoio das máquinas localizarem-se à frente da carenagem frontal, e alguns ferroviários associaram esse detalhe ao focinho de um lobo. Outro apelido menos conhecido foi Westinghouse, visto que as primeiras unidades fabricadas vieram dessa empresa.

Ao longo de mais de meio século de operação, as lobas prestaram bons serviços para a Sorocabana e para a Fepasa, tracionando trens de passageiros e cargas pelas regiões Sudoeste e Oeste do Estado de São Paulo. Na década de 1970, todas as unidades foram reformadas e modernizadas, recebendo novos faróis e a pintura Fepasa Fase II(vermelha).
À direita: Modelos HO da GE 2000, nas pinturas Fepasa Fase II(esquerda) e E.F. Sorocabana(direita).

Em 1998 a malha da Fepasa foi repassada à Ferroban, que aos poucos interrompeu o uso da tração elétrica, que já vinha desde os tempos da Fepasa com sérios problemas devido aos frequentes roubos de fios. Sem rede aérea, quase todas as locomotivas foram encostadas, sobrando apenas

três unidades, que operavam na região da Grande São Paulo, visto que a CPTM manteve a rede aérea nas linhas de subúrbio herdadas da Fepasa. Em 2006 a ALL reformou e pintou uma loba para operação na Grande São Paulo. Um ano depois a mesma foi transferida pra o Rio Grande do Sul, após a CPTM encerrar o transporte de cargas nas Linhas B e C(atuais Linhas 8 e 9).

 

As demais locomotivas GE2000 estão encostadas e apodrecendo em vários pátios ferroviários do interior de São Paulo, principalmente em Sorocaba. A partir de 2003 grande parte delas foi levada para o cemitério de Triagem Paulista, em Bauru. Algumas foram desmontadas, ou picotadas. Como ficaram à mercê do tempo e sem proteção alguma, foram alvo de ladrões e vândalos em busca de cobre dos componentes.
Fontes: Wikipedia(https://pt.wikipedia.org/wiki/GE_1-C%2BC-1_(EFS)), Arquivo Ferreoclube ®(http://www.ferreoclube.com.br), Cartel Caipira(http://cartelcaipira.ning.com)
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