Nos anos 90, após a privatização da RFFSA, foram das primeiras aquisições das operadoras privadas, que compraram mais de 500 unidades dos EUA para as ferrovias brasileiras, visto que para os padrões estadunidenses já eram máquinas velhas. Foram reboladas para as bitolas métrica(1,00m) e larga(1,60m), e nos trilhos brasileiros tornaram-se bastante populares e presentes nas frotas da MRS Logística, América Latina Logística, Ferrovia Centro Atlântica, Brasil Ferrovias e VLI.
Atualmente, as C30-7 estão sendo aposentadas no Brasil, substituídas pelas EMD GT46, mais potentes, modernas e econômicas, além de adequadas à tração de médio porte nos corredores de exportação do interior.
No Ferreomodelismo, as C30-7 são fabricadas pela Frateschi nas pinturas ALL, MRS e Cutrale Quintela. Também é possível encontrar modelos importados no mercado nacional, bem como diversas pinturas tanto de outras companhias nacionais, como FCA e VLI, e outras estrangeiras, principalmente de empresas estadunidenses.
Fontes: Arquivo Ferreoclube(www.ferreoclube.com.br); Indústrias Reunidas Frateschi(http://www.frateschi.com.br/site/); Wikipedia(http://pt.wikipedia.org/wiki/GE_C30-7).