Locomotiva GE AC44i

Por: Ferreoclube   Dia: 3 de junho de 2015
A AC44i é uma locomotiva diesel-elétrica fabricada pela GE Transportation para transporte de carga, destinada tanto para trens de grande porte, como composições de médio porte, as quais são capazes de tracionar com respeitável velocidade.
À direita: AC44i #9844 da Rumo Logística em São Carlos, SP, Brasil.Seu design é robusto, com inúmeras inovações da série Evolution da General Electric, como os grandes radiadores, cabine com alta visibilidade, painel computadorizado para melhor controle do desempenho, potência do motor, economia de combustível, dentre outros, e maior conforto para o operador, como ar-condicionado e dispensa a bordo.

São equipadas com motor diesel V12 dois tempos de 4.600HP, sendo capazes, portando, de tracionar até 100 vagões de 100 toneladas em trechos planos. Também são dotadas do sistema Locotrol, que permite a operação remota para auxílio de cauda em composições muito pesadas, principalmente as de minério da Ferrovia do Aço, além de permitir a formação de maiores composições de fechados e grãos nos corredores de exportação brasileiros. Também são as primeiras locomotivas de tração alternada no Brasil, uso de corrente que proporciona maior eficiência da máquina como um todo, além de não precisar de alternador para os motores.Existem mais de 100 unidades nas ferrovias brasileiras, tanto fabricadas pela Gevisa como importadas de Erie, nos EUA. Estão presentes nas frotas da MRS Logística, Rumo Logística, América Latina Logística, Brado Logística, Valor Logística Integrada e E.F. Vitória a Minas. Rodam tanto em bitola larga, em sua configuração original C-C, como na métrica, modificadas para tração B+B-B+B.

Tornaram-se populares no setor ferroviário tanto pela forte presença em diversas companhias, como pelo belo design, potência e qualidade.
Tão logo começaram a rodar em trilhos brasileiros, já foram eternizadas no Ferreomodeslimo, contudo, pelo menos até agora, somente por fabricantes do exterior, uma vez que a Frateschi ainda não lançou o modelo no mercado. Encontram-se disponíveis em diversas pinturas, e tanto em sistema analógico como digital, sendo, portanto, um modelo bastante versátil e popular para os ferreomodelistas.

Abaixo: Modelos HO de AC44i nas pinturas MRS(esquerda) e Rumo Logística(direita).
Fonte: Wikipedia, Arquivo Ferreoclube ®, Máfia CTC(http://www.mafiactc.com/site/)
Grupo Ferreoclube ®
João Rodrigues
Mário Lanza
Alexandre Valdes
Andrey Fatore
Derick Roney
Lucas Molina

Posts Relacionados

Estação Santos – Imigrantes

Postado em: 27 de julho de 2018

Continuar Lendo

Locomotivas FA1

Postado em: 29 de junho de 2018

Continuar Lendo

Locomotivas RS3

Postado em: 15 de junho de 2018

Continuar Lendo

Locomotivas RS1

Postado em: 1 de junho de 2018

Continuar Lendo