Memória do Trem Metropolitano

Por: Ferreoclube   Dia: 1 de maio de 2015
O TUE(Trem Unidade Elétrico), também conhecido como trem metropolitano, ou trem urbano, é uma espécie de composição ferroviária destinada ao atendimento dos subúrbios das grandes metrópoles. São composições de formação e aspecto característicos, movidas a eletricidade, leves e ágeis, capazes de acelerar e frear em curtos intervalos de tempo e espaço, e adaptadas a viagens de curta distância, com capacidade para mais passageiros por carro que os trens de passageiros de longa distância. Possuem amplo espaço interno, com janelas grandes e ventiladores potentes para a ventilação, ou ar-condicionado nas unidades mais modernas.
O uso do transporte metropolitano no Brasil nasceu na cidade de São Paulo, capital econômica do País e desde o começo do século XX a mais populosa(e com maior demanda por transporte entre seus diversos bairros). A primeiras empresas a utilizar trens suburbanos foram a EFSJ(E.F. Santos a Jundiaí) e EFCB(E.F. Central do Brasil) e EFS(E.F. Sorocabana), que prestavam o serviço suburbano na cidade nos trechos próximos à metrópole. Em 1957 com a estatização, o serviço foi repassado à RFFSA, que em 1984, o repassou a CBTU, sua subsidiária(a RFFSA sempre priorizou o transporte de cargas).
Com o tempo, o novo meio de transporte, mais barato que o metrô e utilizando trilhos já existentes, passou a ser utilizado em outras cidades grandes, principalmente capitais, como o Rio de Janeiro e Salvador, e vem ganhando força em outras capitais e cidades menores, como Fortaleza, Recife, Belo Horizonte, dentre outras, junto com os novos VLTs(Veículos Leves Sobre Trilhos)
As companhias ferroviárias que prestam/prestaram o serviço suburbano no Brasil são:
•CBTU(Companhia Brasileira dos Trens Urbanos)
•CPTM(Companhia Paulista dos Trens Metropolitanos)
•Metrofor
•Supervia
•Trensurb(Empresa dos Trens Urbanos de Porto Alegre S.A.)
•E.F. Central do Brazil
•E.F. Santos a Jundiaí
•E.F. Sorocabana
•Fepasa(Ferrovias Paulistas S.A.)
•RFFSA(Rede Ferroviária Federal S.A.)
Apesar de serem pouco lembrados no Ferreomodelismo, alguns poucos modelos são fabricados artesanalmente ou em escala industrial(Frateschi), e são uma demanda crescente na Comunidade Brasileira de Ferreomodelismo, conferindo ao Hobby uma nova personalidade, tanto para veteranos como ferreomodelistas iniciantes.O Ferreoclube se responsabiliza pelo fornecimento a informações e instrução a qualquer interessado sobre este tipo de trem que ainda é pouco divulgado no Ferreomodelismo, assim como a qualquer assunto relacionado ao interesse ferroviário no Brasil.

Quaisquer informações contatar ferreoclube@gmail.com

Grupo Ferreoclube ®
João Rodrigues
Mário Lanza
Alexandre Valdes
Andrey Fatore
Derick Roney
Lucas Molina

Posts Relacionados

E.F. Madeira-Mamoré

Postado em: 15 de dezembro de 2017

Continuar Lendo

Classificação AAR de locomotivas

Postado em: 15 de setembro de 2017

Continuar Lendo

Traçado Sênior 4 – Frateschi (Antigo)

Postado em: 8 de setembro de 2017

Continuar Lendo

Homem e Máquina

Postado em: 1 de setembro de 2017

Continuar Lendo