Locomotiva GE U23C

Por: Ferreoclube   Dia: 6 de janeiro de 2015
A U23C é uma locomotiva diesel-elétrica 6 eixos fabricada pela General Electric em 1968 para concorrer com as SD38 e SD39 da EMD(Electro-Motive Diesel), equipada com o motor primário GE 7FDL-12, um V12 4 tempos e potência nominal de 2.500HP.
À direita: U23CA #3627-0 MRS em Campinas(ZSU).
Essas máquinas são extremamente confiáveis e duráveis, oferecem boa potência combinada a um relativo baixo consumo de combustível. A U23C é uma máquina muito versátil sendo utilizada em praticamente todo tipo de serviço, como por exemplo em linhas de manobra ou grandes linha-tronco onde se exige muita potência por grande período de tempo. Apesar de seu projeto original ser concebido apenas para operarem como maquinas de transferencia de vagões entre pátios, com a crise do petróleo as ferrovias americanas não tiveram recursos para adquiri-las em grande quantidade.
À esquerda: Modelo HO da U23C #3237-1 MRS 

Com o tempo, tornaram-se uma das locomotivas mais populares no Brasil, formando uma boa parte da frota da RFFSA-Divisão Central e posteriormente da MRS Logística, que herdou em 1996 a maior parte da malha e material rodante da sua antecessora. Atualmente há 170 unidades operacionais, todas pertencentes à MRS, e a maioria encontra-se modernizada.

A RFFSA iniciou a compra das U23C em 1972 como parte do programa de modernização do parque de tração da antiga Central do Brasil, já carente devido às constantes avarias das locomotivas ALCo. Em 1976 o primeiro lote de 90 unidades chegou em Cachoeira Paulista, sendo as máquinas montadas no Brasil a partir de conjuntos fabricados nos Estados Unidos, o que somado ao fato de pesarem 15 toneladas a menos que suas ‘‘irmãs’’ americanas, lhes rendeu o apelido de ‘‘cachoeirinhas’’.
Abaixo: unidade #3920 da RFFSA próxima à estação Pres. Roosevelt(atual Brás). 
 

 

As outras unidades restantes, fabricadas em Erie, Pensilvânia, possuem o peso padrão de 180 toneladas e mesmo funcionamento, em praticamente nada diferindo as ‘’Cachoeirinhas’’, tendo recebido também o mesmo apelido. Em suas 4 décadas de serviço tanto com o transporte de passageiros como de cargas, a maioria das unidades ainda se encontra operacional, e modificadas para U23CA, e ainda estão na metade de sua vida útil, em condições de trafegar na malha ferroviária da MRS ainda por muitos anos.
Ficha técnica
Potência nominal(HP): 2.300
Bitola (m): 1,60 m
Fabricante: General Electric.
Ano: 1972
Velocidade máxima: 105Km/h
Raio mínimo de inscrição: 83m
Proprietário : RFFSA(adquirente inicial) e MRS Logística S.A.(atual)
Frota Ativa: 170 unidades
Comprimento: 20,50m
Peso: 165.00Kg(Cachoeirinhas), 180.000Kg
Fontes: Mafia CTC, Wikipedia, Arquivo Ferreoclube ®
Grupo Ferreoclube ®
Alexandre Valdes
João Rodrigues
Derick Roney
Mário Lanza
Lucas Molina
Andrey Fatore

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