TUE Siemens Série 3000

Por: Ferreoclube   Dia: 28 de dezembro de 2014

 

O TUE Série 3000 é um trem unidade elétrico fabricado pela Siemens AG em 2001 para a CPTM. As 10 unidades de 4 carros foram licitadas no final da década de 90, quando a CPTM, além de estar reformando as frotas antigas, sofria com a carência de trens em sua malha, devido à já insuficiência da frota herdada da CBTU-SP e Fepasa, agravada pela perda de algumas unidades devido a problemas mecânicos, visto que a falta de manutenção das antecessoras da CPTM encurtava a vida útil das composições.

À direita: Siemens 3000 na Estação da Luz, operando na Linha 7-Rubi.

Em 2000 a CPTM licitou 10 novas composições de 4 carros de aço inox, com ar-condicionado e música ambiente, compra baseada no novo padrão ‘”Metrô de superfície’’ da empresa. As 10 unidades foram colocadas na Linha I(Integração, cuja função era o transporte rápido de passageiros no eixo Brás-Luz-Barra Funda, e posteriormente encaminhadas para a Linha C, que na época ainda estava recebendo suas novas estações, e portanto possuía baixa demanda para os 3000, que circulavam com 4 carros(até 2010), e os 2100 que na época circulavam com 3 carros, e posteriormente transferidos em 2011 para a Linha 8-Diamante, e em 2013 para a Linha 7-Rubi, onde operam no trecho Luz-Francisco Morato, com eventuais viagens pela extensão da mesma até Jundiaí.

À esquerda: 3000 chegando na Estação da Lapa(SPR), Linha 7-Rubi, sentido Francisco Morato.

Os Siemens 3000 são composições de 4 carros, em formação M-R-R-M (motor-reboque-reboque-motor)equipados com ar-condicionado, possuem a máscara reta, e de ampla visibilidade para o operador da cabine. Possuem capacidade para 885 passageiros(sendo 276 sentados, atingem a velocidade máxima de 90Km/h, e são os primeiros do País a possuir motores alimentados por corrente alternada, alimentados por inversores trifásicos controlados por microprocessadores. Uma de suas principais características é o peculiar som dos motores durante a partida, que lembra uma sinfonia musical. Durante os primeiros anos de operação, músicas clássicas eram tocadas a bordo, de modo similar aos CAF 2100. Dois de seus principais alvos de críticas são os bancos retos, que causam certo desconforto para seus usuários, e o equipamento de ar-condicionado, que por não ser dos mais fortes, não resfria o salão de passageiros o suficiente nos horários de pico.

À direita: 3000 eternizado no ferreomodelismo, na propaganda da Frateschi-Trens Elétricos.

Desde que foram remanejados para a Linha 7, algumas unidades começaram a apresentar problemas mecânicos, principalmente devido à sua alta quilometragem, que já estourou. Em breve, todos os 3000, que se encontram operacionais e em sua forma original(sem modificações) deverão ir para a revisão geral, e receber a pintura Fase III da CPTM.

 
 
 
Abaixo: Modelo HO do Siemens 3000 com 4 carros na em circulação na Maquete da Garagem do Ferreoclube, ao lado de uma composição da MRS.
 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Abaixo: Vista do salão de passageiros do trem.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Ficha técnica
Potência (Kw): 2992 kW
Bitola (m): 1,60 m
Fabricante: Siemens/Mitsui/SGP.
Ano: 2000
Proprietário : CPTM – Companhia Paulista de Trens Metropolitanos
Frota Ativa: 10 unidades

Comprimento: 80,60 metros(4 carros)
Peso:
Sem carga: 175 t
Máximo com 6 pessoas/m²: 241 t

Máximo com 8 pessoas/m²: 258 t

Fontes: Arquivo Ferreoclube ®, CPTM, CPTM em Foco, Frateschi-Trens Elétricos.

Grupo Ferreoclube ®
Alexandre Valdes
João Rodrigues
Derick Roney
Mário Lanza
Lucas Molina
Andrey Fatore

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