À direita: Siemens 3000 na Estação da Luz, operando na Linha 7-Rubi.
Em 2000 a CPTM licitou 10 novas composições de 4 carros de aço inox, com ar-condicionado e música ambiente, compra baseada no novo padrão ‘”Metrô de superfície’’ da empresa. As 10 unidades foram colocadas na Linha I(Integração, cuja função era o transporte rápido de passageiros no eixo Brás-Luz-Barra Funda, e posteriormente encaminhadas para a Linha C, que na época ainda estava recebendo suas novas estações, e portanto possuía baixa demanda para os 3000, que circulavam com 4 carros(até 2010), e os 2100 que na época circulavam com 3 carros, e posteriormente transferidos em 2011 para a Linha 8-Diamante, e em 2013 para a Linha 7-Rubi, onde operam no trecho Luz-Francisco Morato, com eventuais viagens pela extensão da mesma até Jundiaí.
Os Siemens 3000 são composições de 4 carros, em formação M-R-R-M (motor-reboque-reboque-motor)equipados com ar-condicionado, possuem a máscara reta, e de ampla visibilidade para o operador da cabine. Possuem capacidade para 885 passageiros(sendo 276 sentados, atingem a velocidade máxima de 90Km/h, e são os primeiros do País a possuir motores alimentados por corrente alternada, alimentados por inversores trifásicos controlados por microprocessadores. Uma de suas principais características é o peculiar som dos motores durante a partida, que lembra uma sinfonia musical. Durante os primeiros anos de operação, músicas clássicas eram tocadas a bordo, de modo similar aos CAF 2100. Dois de seus principais alvos de críticas são os bancos retos, que causam certo desconforto para seus usuários, e o equipamento de ar-condicionado, que por não ser dos mais fortes, não resfria o salão de passageiros o suficiente nos horários de pico.
Desde que foram remanejados para a Linha 7, algumas unidades começaram a apresentar problemas mecânicos, principalmente devido à sua alta quilometragem, que já estourou. Em breve, todos os 3000, que se encontram operacionais e em sua forma original(sem modificações) deverão ir para a revisão geral, e receber a pintura Fase III da CPTM.
Comprimento: 80,60 metros(4 carros)
Peso:
Sem carga: 175 t
Máximo com 6 pessoas/m²: 241 t
Máximo com 8 pessoas/m²: 258 t
Fontes: Arquivo Ferreoclube ®, CPTM, CPTM em Foco, Frateschi-Trens Elétricos.