
Electric para
exportação para a URSS em 1946. As 20 locomotivas
acabaram sendo remetidas para ferrovias Norte-Americanas e para a Companhia Paulista de Estradas de
Ferro por causa da
quebra de relações comerciais entre os EUA e a URSS durante a Guerra Fria.Doze
locomotivas foram para a Milwaukee Road, três para a Chicago, South Shore and
South Bend Railroad (South Shore), e as outras cinco foram compradas pela CP.
Quatorze foram construídas para a URSS em
bitola larga (1,60mm), e as outras seis em bitola padrão (1,435mm). As Russas
tem doze eixos, oito deles motorizados ou seja, no padrão AAR são denominadas 2-D+D-2.
bitola larga (1,60mm), e as outras seis em bitola padrão (1,435mm). As Russas
tem doze eixos, oito deles motorizados ou seja, no padrão AAR são denominadas 2-D+D-2.

suas Russas para bitola larga (1,600mm). Elas ficaram conhecidas no Brasil por
“Russas”. Quando a Paulista se tornou parte da Fepasa em 1971, as Russas foram transferidas para a nova
companhia. Continuaram operando até 1999, com a retirada da catenária das linhas em São Paulo pela Ferroban, sucessora da Fepasa. Eram as últimas representantes das
Little Joe ainda operando comercialmente.
No Brasil todas as 5 Russas sobrevivem, porém
nenhuma está em condições operacionais; uma está em Jundiaí, a 6452, a melhor
conservada, mas sem os truques; as outras 4 estão em Bauru, e somente a 6455
está guardada na Estação Ferroviária da cidade, mas em péssimo estado. As 6451,
6453 e 6454 encontram-se jogadas no chão do pátio de Triagem da (Bauru), fora
de seus truques.
nenhuma está em condições operacionais; uma está em Jundiaí, a 6452, a melhor
conservada, mas sem os truques; as outras 4 estão em Bauru, e somente a 6455
está guardada na Estação Ferroviária da cidade, mas em péssimo estado. As 6451,
6453 e 6454 encontram-se jogadas no chão do pátio de Triagem da (Bauru), fora
de seus truques.
Propulsão | Elétrica |
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Fabricante | General Eletric – Erie (![]() |
Número de série | 29913–29932 |
Locomotivas fabricadas | 20 |
Classificação AAR | 2-D+D-2 |
Comprimento | 27,08 m |
Largura | 4,39 m |
Altura | 3,23 m |
Peso da locomotiva | 247.5 t |
Tipo de combustível | Eletricidade |
Tensão | 3.000 – 3.300 V |
Tipo de captação de energia | Pantógrafo |
Tipo de pantógrafo | Pantógrafo duplo |
Fabricante do motor | General Electric |
Tipo de motor | GE750 (8) |
Velocidade máxima | 109 km/h |
Potência total | 4,12 Mw |
Esforço de tração | 337 kN |
Ferrovias que operou | Milwaukee Road (12), South Shore (3),CPEF e Fepasa |
Nome oficial | GE 2-D+D-2 |
Apelidos | Little Joe (Milwaukee), 800s (South Shore) e Russa (CPEF) |
Local de operação | Chicago e São Paulo |
Unidades preservadas | 5 preservadas |
Fonte: http://pt.wikipedia.org/
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