Locomotiva GE U20C

Por: Ferreoclube   Dia: 4 de novembro de 2014
A U20C é uma locomotiva diesel-elétrica fabricada pela General Electric entre os anos 1960 até o final dos anos 90, e projetada para linhas com restrições de gabarito e peso de bitolas entre 0,914m a 1,676m, sendo muito utilizada em países em desenvolvimento.
Algumas U20C chegaram ao Brasil compradas pela RFFSA e Fepasa junto com outras unidades de fabricação nacional da Gevisa, para o atendimento nos diversos ramais de bitola métrica do Sudeste do País e para o parque de tração da Divisão Central e EFSJ, que começava a ficar deficitário com as constantes avarias das ALCo RS-1 que realizavam os serviços de transporte geral(composições de carga leve e trens de passageiros).

Locomotiva U20C com a pintura Fepasa Fase II

(À direita: U20C #3910 Fepasa)
As ‘’Uvint’’ se adaptaram bem ao trabalho que lhes foi destinado, por serem máquinas bastante versáteis, capazes de tracionar composições de carga geral em tração simples, dupla ou tripla, bem como os trens de passageiros da época, em altas velocidades(atingem até 120Km/h sozinhas nos trilhos), tanto nas linhas de bitola métrica como nas de larga.
Hoje são utilizadas na Ferroban, Ferronorte, MRS, ALL, FCA(Atual VLI), CPTM e EFVM.
A MRS as utiliza principalmente nas malhas das regiões metropolitanas da Grande São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, devido ao aparelho de ATC com que estas máquinas são equipadas, conferindo-lhes a capacidade de trafegar tanto na malha de sinalização da MRS como da CPTM, Supervia e CBTU, que utilizam diferentes frequências de rádio.
Na CPTM são utilizadas como locomotivas de manutenção e serviços, e no trens turísticos que percorrem as rotas Luz-Jundiaí, Luz-Mogi das Cruzes e LUZ-Paranapiacaba. As locomotivas da CPTM possuem na frente e traseira o peculiar gancho para suporte do engate-madrinha, utilizado pela empresa p/ o reboque dos trens-unidade que possuem o engate Sharfenberg(ou engate alemão).
Abaixo: U20C ”namibiana” #2675 na pintura ALL, máquina usada e modificada da Namíbia.

Locomotiva U20C “Namibiana” da ALL, pintura Fase II

Na Ferroban tracionavam cargas no interior do Estado de São Paulo, e nas Linhas B e C da CPTM(Atuais Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, respectivamente), que pertenciam à Fepasa até 1994, devido aos mesmos motivos da MRS no restante da malha da Grande São Paulo. As Linhas urbanas da ‘’Malha Fepasa’’ foram utilizadas para transporte de cargas e passageiros até 2004. A maioria das U20C da Ferroban foi incorporada à frota ALL quando esta comprou a Ferroban em 2006.
Na ALL possuem papel secundário, visto que a empresa possui outras máquinas mais potentes, como as C30-7 e AC44i. Rodam nas bitolas métrica e larga, principalmente na Malha Sul.
Abaixo: U20C #3835 Ferroban em escala HO, na Maquete da Garagem. Fabricação Frateschi, modificada à mão.

Modelo HO de uma U20C Ferroban

E hoje boa parte dessas locomotivas, tão importantes para a história de nossa ferrovia, estão sendo sucateadas em pátios e rotundas por todo Brasil.
Fontes: Ferreoclube(Http://www.ferreoclube.com.br); Máfia CTC(Http://www.mafiactc.com); Centro-Oeste(Http://www.vfco.brazilia.jor.br).

 

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