Ferrovia e cultura

Por: Ferreoclube   Dia: 3 de outubro de 2014
Quando falamos no trem ele e normalmente lembrado com um sentimento de nostalgia. Aquela imagem distante de uma era dourada que se foi ha muito tempo, hoje distante do cotidiano… Nos vem a memoria as lembranças das estaçoes antigas, as composiçoes chegando e partindo, o apito das locomotivas, os vagoes que passavam por nossos olhos…
Desde o seculo XIX, a ferrovia foi responsavel nao so por influenciar a vida de milhoes de brasileiros como servir ao nosso Pais como um meio de transporte rapido, barato e eficiente. Em um pais de dimensoes continentais, foi fundamental a presença da ferrovia para a integraçao nacional, tanto economica quanto cultural.
Desde a decada de 50, contudo, ele perdeu sua força e investimentos, e muito do nosso patrimonio se perdeu, assim como a qualidade dos transportes. Na decada de 1990, sua participaçao no transporte chegou a 20%, enquanto o transporte de passageiros deixou de existir.
Na mesma decada, contudo, com a privatizaçao da malha ferroviaria brasileira, agora focadas no transporte de cargas e os projetos de retorno do transporte de passageiros, a ferrovia retorna com toda força a sociedade brasileira, atingindo mais de 30% do transporte de cargas, sob a liderança de grandes empresas concessionarias, como MRS, ALL, E.F. Vitoria a Minas, Transnordestina, Vale Logistica, dentre outras.

 

Prova de que o trem no Brasil esta deixando de ser apenas uma lembrança, e cada vez mais a estrada para o futuro.

Posts Relacionados

E.F. Madeira-Mamoré

Postado em: 15 de dezembro de 2017

Continuar Lendo

Classificação AAR de locomotivas

Postado em: 15 de setembro de 2017

Continuar Lendo

Traçado Sênior 4 – Frateschi (Antigo)

Postado em: 8 de setembro de 2017

Continuar Lendo

Homem e Máquina

Postado em: 1 de setembro de 2017

Continuar Lendo