Construindo o espaço

Por: Ferreoclube   Dia: 27 de setembro de 2014
Entrei no Ferreomodelismo no começo de 2005, aos 9 anos, bastante novo para o hobby. Aliás, bastante novo ainda hoje no setor
Residi em um pequeno apartamento até os 10 anos, e depois em um sobrado na Zona Oeste de São Paulo, onde moro até hoje, e como a grande maioria dos ferreomodelistas, convivi com a falta de espaço, que nos impede de fazer aquelas grandes maquetes dos sonhos. Minha primeira maquete, um projeto A+B+C da Frateschi, foi um projeto sofrido devido à limitação de espaço, tanto no apartamento como na nova casa, aonde ficou confinada no sótão.
Por muitos anos procurei um modo de construir uma maquete grande em casa, mas demorou 3 anos até o projeto sair do papel, por uma ideia que tive olhando para o varal na área de serviço com as roupas penduradas.
Por que não fazer o mesmo com os trens HO?
Porém, apenas em 2012 começaria a ganhar forma a Maquete da Garagem, uma imensa estrutura de aço suspensa na vaga da garagem, que devido a alguns atrasos, só começaria a ser costruída em dezembro do mesmo ano, um mês depois do previsto.
Pouco tempo depois, estava aberta a página no Facebook Ferreoclube Casa 04, destinada à divulgação do trabalho e minha história no hobby, bem como a ajuda e instrução de leigos e interessados no ferreomodelismo, e o método que encontrei, de um modo aparentemente simples, para um problema que limita muitos ferromodelistas em todo o País.
A Maquete da Garagem é montada sobre uma estrutura de aço e 4 cabos de aço que suspendem a estrutura, presos por uma alavanca com tração p/ 800 Kg, que a levanta e abaixa em menos de 5 minutos, ficando, quando suspensa, estabilizada em dois cavaletes de aço(pretendo comprar mais dois em 2014). O tablado de madeira tem 9 metros quadrados e um vão livre, permitindo acesso ao centro da maquete, e também onde ficam os controles, e o fato de ser suspensa ajuda muito a trabalhar na parte elétrica, que corre por baixo da madeira.
Para quaisquer dúvidas, meus contatos são a página do Facebook(ainda não tenho site) de nome Ferreoclube, e email joaorodrigues.1700@yahoo.com.

 

João Rodrigues

Posts Relacionados

Automação em Ferreomodelismo

Postado em: 13 de julho de 2018

Continuar Lendo

E.F. Madeira-Mamoré

Postado em: 15 de dezembro de 2017

Continuar Lendo

Classificação AAR de locomotivas

Postado em: 15 de setembro de 2017

Continuar Lendo

Traçado Sênior 4 – Frateschi (Antigo)

Postado em: 8 de setembro de 2017

Continuar Lendo