Ferreomodelismo, Ferrovia e Cultura

Por: Ferreoclube   Dia: 13 de setembro de 2014
Para muitos jovens, apenas uma imagem distante. Para alguns mais velhos, uma antiga lembrança. Alguns de nós ainda tem algum contato com eles, e param por alguns minutos na rotina apenas para ver o trem passar.. As pesadas locomotivas e dezenas de vagões… Como é grande o trem!!
O transporte ferroviário, por muitos anos, além de nos trazer todas essas vivências, foi um meio barato e eficiente de atendimento à maior parte do País, que nessas terras vigora desde os tempos de Pedro II, maravilha trazida pelo industrial Irineu Evangelista de Souza, o Barão de Mauá.
Contudo, pouco a pouco, ele perdeu sua força entre os anos 50 e 90 devido às sucessivas políticas rodoviaristas adotadas em peso desde os tempos de JK, que sempre deixavam o trem em segundo plano, estando ao final da década de 80 a malha ferroviária praticamente sucateada e com menos de 20% de participação no transporte nacional. Um a um, os ramais eram desativados. Os trem de carga trocado por dezenas de caminhões. O trem de passageiros praticamente deixou de existir.
Na década de 1990(entre 1992-98), a malha ferroviária brasileira foi privatizada e dividida em concessões a várias empresas novas, sendo as de maior destaque a ALL, MRS, FCA, CFN e Brasil Ferrovias(atual ALL Malha Norte), que já investiram em 19 anos mais de 16 bilhões na reforma e modernização das nossas ferrovias. Em duas décadas, as ferrovias brasileiras apresentam nova cara ao Brasil, um transporte eficiente, o transporte do futuro.
O transporte que trará aos brasileiros um novo conceito de progresso. O futuro do Brasil passa pelo trem!!

 

Posts Relacionados

Automação em Ferreomodelismo

Postado em: 13 de julho de 2018

Continuar Lendo

E.F. Madeira-Mamoré

Postado em: 15 de dezembro de 2017

Continuar Lendo

Classificação AAR de locomotivas

Postado em: 15 de setembro de 2017

Continuar Lendo

Traçado Sênior 4 – Frateschi (Antigo)

Postado em: 8 de setembro de 2017

Continuar Lendo